Lisboa: Há boas histórias na nova carta de cocktails do Double9

Volvido um ano sobre a abertura, o Tea Cocktail Bar Double9 apresenta uma carta renovada. Cocktails e chás convivem neste espaço aninhado em pleno Chiado, na capital. Uma sala de chá, bar e gastro bar que se sentem confortáveis nesta tripla função. A prova de que há relações triangulares que funcionam bem.
créditos: Lifestyle

Há encontros que estão fadados para serem um sucesso. Não estamos a falar de cafezinhos marcados via internet ou de cimeiras do clima, voláteis como sabemos. Referimo-nos a casamentos duradouros, como o do Vinho do Porto e Inglaterra, o açúcar e a canela ou o matrimónio do casal Clinton. Na mesma escala de fidelidade está o chá às cinco, mais coisa menos coisa, e o cocktail a abrir e prolongar a noite. É neste grau de lealdade que aposta desde há um ano o Tea Cocktail Bar Double 9, na rua da Misericórdia, em pleno Chiado, na capital.

Aninhado no espaço que antes servia de bar ao 9Hotel Mercy (mas com porta autónoma para a rua), o Double 9 é casa com as costas suficientemente largas para acolher dois conceitos que, aparentemente, são distintos. Funciona como casa de chá durante o dia e ao final da tarde/noite transmuta-se em bar de cocktails e gastro bar. Isto sem alterar a sua feição. O ambiente é acolhedor, num misto de sala de estar que nos apetece transportar para casa, clube exclusivo onde se entra com cartão de sócio (não é o caso); bar de balcão corrido, onde encostamos confidências. Concorre para o cenário uma parafernália de frascos e frasquinhos com elementos aromatizantes para os cocktails, peças vintage, iluminação quente e aconchegante e, last but not least, uma enorme e convidativa estante plena de leitura. Steinbeck, Irvin Shaw, Virginia Woolf (na velhinha coleção Dois Mundos, da Livros do Brasil) convidam-nos a sentar e a trilhar conversa.

Lisboa: Há boas histórias na nova carta de cocktails do Double9
Clover-T-Club

Por hora detemo-nos em outras leituras, as que nos apresenta a nova carta de cocktails do Double 9. Da carta anterior há apenas dois resistentes. As restantes 16 propostas são estreias engendradas pela tripla gestora deste espaço, a Liquid Consulting, Normajean e o Purista Barbière.

Aqui a originalidade não fica apenas entregue ao engenho na mistura equilibrada de bebidas espirituosas, infusões, xaropes, aromas. Como se sabe um bom argumento é meio caminho trilhado para um compromisso. E, neste caso, este pacto arranca com os descritivos na carta. Depois de lermos que um “The 7th Voyage of SinBad” é inspirado no clássico filme de 1958, “onde Sinbad salva a Princesa Parisa do maléfico mágico Sakurah”, somos tentados a embarcar na aventura e a beber esta mistura de Vinho do Porto Branco infusionado com Kashmir Chaii, Gin Beefeater Dry, Cravinho, Pimenta Preta, entre outros prazeres gustativos.

Lisboa: Há boas histórias na nova carta de cocktails do Double9

Multipliquemos, então, esta história por outros 17 argumentos. Ficam algumas sugestões: “Old Pirate´s Medicine” (Rum escuro, Chá Preto, Xarope de Baunilha, Casca de laranja, Cravinho), “a receita desta bebida quente foi encontrada nos destroços do Black Pearl. Sempre que um dos marinheiros sentia o inverno a fazer das suas, o capitão servia esta antiga mezinha”. “221 Baker Street” (Gin Beefeater Dry infusionado com Chá de Chocolate picante e cardamomo verde, xarope de chocolate e baunilha, café fresco). “Quem não gosta de um pouco de mistério? Ooh, é hora do chá, porque o tempo é elementar meus amigos…”. “Spiced Pumpkin Latte” (Gin Beefeater Dry, pure caseiro de abóbora com especiarias, xarope de chaii e canela, sumo de limão) é a bebida que falta “aquela grande companhia de café que não podemos enunciar o nome”

Um elenco que inclui um “Double 9” (Rum Havana Anejo Especial, Sumo de Lima, Sumo de Gengibre, Xarope de chá de chocolate com especiarias) porque “o inverno não tem de ser uma seca”; um “Inca Crope Circle” (Pisco, Kumquat, Bitter Pêssego, Sumo de Lima, Xarope de chá matte e toranja), “um misterioso círculo aparece desenhado numa plantação de milho no Peru. Aliens?”.

Para não ficar sem resposta talvez o aconselhável seja recompensar o palato com esta viagem sul-americana. Como também é recomendável deter-se na carta de chás da casa. Há as misturas “Exclusivas”, “Orthodox Blends”, “Orthodox Teas”, “Simple Favored Teas”, “Green Teas”, “Wellness Teas”. Contas feitas o Double9 oferece 20 referências, um paraíso para os `chaseiros` que podem contar, entre outros com estes “Prince Vladimir” (Citrinos, baunilha e especiarias), “Troika” (Bergamota, laranja e mandarina), “Kashmir Tchai” (mistura de chás e especiarias de acordo com as receitas tradicionais nepalesas), “English Breakfast” (mistura de ceylan e assam. Forte, com ou sem leite), “Detox” (mistura de mate e chá verde com limão e erva-cidreira).

Lisboa: Há boas histórias na nova carta de cocktails do Double9

De acordo com Kiko Pericoli, fundador da Liquid Consulting e responsável pelo Double9, afirma que “fugir do convencional é a melhor ‘infusão’ que posso apresentar aos nossos clientes”. Já para Rodrigo Silva Gomes, da Normajean, “o Double9 tem vindo a ganhar vida e as nossas apostas, tanto nos momentos do aperitivo, como na parceria com o Eleven e o chefe de cozinha Joachim Koerper, através do conceito de Gastro Bar, criaram uma nova dinâmica”.

Os momentos de aperitivo, em que os cocktails vêm acompanhados de diversos petiscos, decorrem todos os dias das 18h30 às 20h30, à exceção de domingo, em que acontecem das 17h00 às 23h30. Já o Gastro Bar está aberto de terça-feira a sábado das 18h00 até às 23h00.

Double 9

Rua da Misericórdia, nº 78, Lisboa

Tel.: 919 835 036

Horário: Das 16h00 à 01h00.

Kiko Pericoli, fundador da Liquid Consulting
Kiko Pericoli, fundador da Liquid Consulting

 

artigo do parceiro:

Comentários