Um passaporte gastronómico para 16 restaurantes da Beira Baixa

São 16 os restaurantes típicos, numa região que vai da Serra da Estrela até Castelo Branco, que integram o novo roteiro gastronómico na Beira Baixa. Quem completar o passaporte associado a este roteiro, comendo em todos os restaurantes, ganha um cabaz de produtos locais.

A ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul anunciou a criação de um passaporte gastronómico com um roteiro que inclui 16 restaurantes típicos da Beira Baixa, para promoção turística da região, desde a Serra da Estrela até Castelo Branco.

Quem completar o passaporte vai ganhar um cabaz de produtos locais oferecido pela ADERES, que tem sede na aldeia de Corte do Meio, na Covilhã.

O passaporte vai ser disponibilizado neste mês de janeiro na sede da ADERES e nos restaurantes aderentes, que vão estar sinalizados em cada uma das aldeias do território da associação.

O passaporte surge no âmbito de programas comunitários de desenvolvimento de espaços rurais e inclui 11 pratos e 16 restaurantes, bem como indicações sobre pontos de interesse a visitar em cada aldeia ou vila.

As ementas incluem maranhos, cabrito assado ou recheado, couvadas, truta e pratos de caça, todos relacionados com a história e a memória dos locais.

A par do passaporte ou roteiro gastronómico, a ADERES vai disponibilizar um receituário que inclui pratos típicos.

A ADERES gere as verbas dos programas Leader para as freguesias das zonas a poente nos concelhos da Covilhã, Fundão e Castelo Branco, na vertente sul da Serra da Estrela.

artigo do parceiro:

Comentários