A Nespresso apresenta o Recycling@home, um programa que pretende incentivar e promover a reciclagem das cápsulas de café usadas e duplicar a sua taxa de reciclagem até 2020. O sistema é simples: ao receber a habitual encomenda de cápsulas em casa, o cliente “devolve”, sem custos adicionais, as cápsulas já usadas num saco concebido para o efeito, sem necessidade de se deslocar a outro local. A medida vem complementar a rede já disponível de 290 pontos de recolha espalhados pelo país, incluindo Boutiques, Pontos de Venda Parceiros e rede de pontos de entrega, entre outros, onde os clientes podem depositar as suas cápsulas para reciclagem. O programa foi apresentado por Catarina Furtado no passado dia 24 de novembro, em Lisboa.

Já existente em 15 países, o Recycling@home chega agora a Portugal, onde a taxa de reciclagem atual se situa entre 10% e 20%. Stefano Goglio, Diretor-Geral da Nespresso Portugal, prevê que a taxa de reciclagem atinja os 30% até 2020. A nível mundial, o objetivo da marca é aumentar para 100% a recolha de cápsulas usadas e garantir que todo o alumínio usado na sua produção seja gerido de forma sustentável.

A acompanhar esta estratégia, a Nespresso apresentou a iniciativa “Reciclar é Alimentar”, um programa de incentivo à reciclagem já com sete anos, que utiliza a borra do café contido nas cápsulas usadas para enriquecer o composto que fertiliza os terrenos de plantação de arroz, neste caso no Alentejo. Quem beneficia da produção deste arroz é o Banco Alimentar Contra a Fome, que recebeu este ano 65 toneladas do alimento.

Isabel Jonet, Presidente dos Bancos Alimentares Contra a Fome, considera que “esta iniciativa é um excelente exemplo de como as empresas podem fazer a diferença no plano ambiental e social”.