Tapas, tapas e mais tapas. O Storik dá vontade de pedir sempre mais uma

Entre os pratos que chegam e um copo de vinho que se esvazia, a conversa flui e as gargalhadas não faltam. O Storik abriu um novo espaço mesmo ao lado, com algumas diferenças em relação ao original.

No Storik Flamma (porta 30D) há mais cerveja, as especialidades são de inspiração franco-alemã e a clientela é mais jovem e noctívaga. No Storik Tapas (porta 30B) há vinhos João Portugal Ramos, as tapas são de inspiração mediterrânica e o público é (um bocadinho) mais adulto. A cozinha é comum mas tem dois chefes: Juliana Sousa no primeiro e Matheus Maeda no segundo, com consultoria do chefe Pedro Sommer.

Os turistas entram em ambas as portas, ou não fosse este restaurante situado junto ao Chiado, uma das zonas mais emblemáticas da capital. É graças aos pedidos dos turistas que podemos provar uma variante às tapas: o bacalhau com natas, servido numa pequena frigideira e ideal para partilhar. As outras especialidades vão chegando à mesa em pedras negras – blinis com salmão e raspas de ovo cozido ou com presunto e melão; bruschetta de pato com cebola; e por vezes a fumegar, como queijo Manchego picante, o ovo recheado com farinheira da Beira e o txuleton com molho de alho e lima, entre outras 100 delícias de receitas originais e variações.

Entretanto, abrem-se as garrafas de vinho do produtor João Portugal Ramos, que já conta com um grande número de referências e que se tornou parceiro exclusivo desta aventura. O Storik Tapas organiza com frequência jantares vínicos dando destaque a uma das marcas JPR: Pouca Roupa, Marquês de Borba, Vila Santa, Duorum, Conde do Vimioso, etc.

Para terminar a refeição, a sugestão recai sobre a versão doce de flammekueche, uma especialidade belga composta por uma fina massa coberta de pera bêbeda, maçã e canela ou açúcar mascavado.

A funcionar quer como restaurante de tapas inspirado na tradição basca, quer como wine bar irreverente, o Storik Tapas conta com 64 lugares sentados e tem um preço médio de 15 euros por pessoa.

Storik www.storiktapas.pt

Rua do Alecrim 30 B-D

artigo do parceiro:

Comentários