No decorrer desta “Sopa da Pedra Solidária”, os estabelecimentos aderentes são responsáveis por confecionar e vender a especialidade, sendo que o lucro da venda reverte para a Helpo, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento .

A Academia Time Out, no Mercado da Ribeira, é um dos espaços associados e realiza esta ação nos dias 20 e 21 de Dezembro, entre as 12h30 e as 14h30. Também o Clube do Peixe, em Lisboa, participa nesta iniciativa, entre os dias 16 e 23 de Dezembro. Por seu turno, em Cascais, vai ser possível encontrar a “Sopa da Pedra Solidária” no restaurante 5 Sentidos e no Despensa Cheia, também de 16 a 23 de Dezembro, sendo que este último está presente no Clube de Ténis do Estoril e na Portela de Sintra.

“O objetivo deste projeto é melhorar as boas práticas e escolhas alimentares nos primeiros mil dias de vida de crianças filhas de mulheres em risco de pobreza, prevenindo doenças de foro alimentar e capacitando-as para melhores práticas alimentares para toda a vida. O projeto cria uma resposta inexistente e reconhecida como necessária para a promoção da saúde alimentar das grávidas, lactantes e crianças até aos dois anos”, afirma Sofia Nobre, diretora do Departamento de Comunicação da Helpo.

A Helpo trabalha em Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, desenvolvendo atividades de apoio à infância adaptadas às realidades de cada público-alvo. Estas atividades passam por áreas diversas como Educação para a Saúde, Construção de Infraestruturas, Formação Comunitária, Distribuição de Material Escolar e Instalação de Bibliotecas.