São 15 os vencedores do título “Os Melhores do Ano 2016” na gastronomia e vinhos

Henrique Sá Pessoa é “Chefe de Cozinha do Ano”, Herdade do Portocarro é “Produtor do Ano”, Duarte Calvão é “Personalidade na Gastronomia”. A divulgação a cargo da revista “WINE – A Essência do Vinho” aconteceu a 27 de janeiro durante o jantar realizado no hotel Crowne Plaza Porto.

Henrique Sá Pessoa

Na esfera da gastronomia, Henrique Sá Pessoa, que recentemente conquistou uma estrela Michelin para o restaurante Alma, em Lisboa, é “Chefe de Cozinha do Ano 2016” pela revista “WINE – A Essência do Vinho”.

O restaurante “Loco”, também com estrela Michelin, do chefe Alexandre Silva, foi eleito “Restaurante Gastronómico do Ano 2016”.

A “Personalidade do Ano 2016 na Gastronomia” é Duarte Calvão, gastrónomo e diretor do evento “Peixe em Lisboa”, que se prepara para assinalar a 10ª edição.

Bem mais carnívora, a Mealhada, famosa pelo leitão assado em forno de lenha, obteve dois prémios: “Destino Gastronómico do Ano 2016”, sendo o restaurante “Rei dos Leitões” considerado “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos”.

A flor de sal Salmarim, de Castro Marim, Algarve, conquistou o prémio “Produto Artesanal do Ano”, e o Esporão, em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, venceu na categoria “Enoturismo do Ano”.

O vinho Dona Maria Grande Reserva 2011, produzido por Júlio Bastos em Estremoz, Alentejo, foi um dos grandes vencedores, ao conquistar o galardão de “Vinho do Ano 2016”. “Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional Petit Verdot e Syrah, de parcelas de vinhas velhas, foi fermentado em lagar e estagiou em barricas novas de carvalho francês durante um ano. É um grande vinho de um senhor produtor”, considera a publicação.

Ainda na área do vinho, os sorrisos mais rasgados da noite foram para Vasco d’Avillez (atual presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa) eleito “Personalidade do Ano 2016 no Vinho”.

Jaime José Barcelos (restaurante Ostradamus, Florianópolis)
Herdade do Esporão, Alentejo

A Herdade do Portocarro, da Península de Setúbal, liderada por José Mota Capitão, foi considerada “Produtor do Ano 2016” e a Azores Wine Company, projeto de António Maçanita, Filipe Rocha e Paulo Machado, distinguida “Produtor Revelação do Ano”.

Jorge Moreira, que recentemente celebrou 20 anos de enologia no Douro, a trabalhar no projeto pessoal Poeira e ainda na Real Companhia Velha e Quinta de la Rosa, venceu o prémio “Enólogo do Ano”.

O jantar de anúncio e entrega de prémios teve a presença de duas centenas de convidados. Os vencedores resultaram de uma pré-seleção de 60 nomeados, da responsabilidade da redação da revista WINE – A Essência do Vinho.

Jaime José Barcelos (restaurante Ostradamus, Florianópolis)
Jaime José Barcelos (restaurante Ostradamus, Florianópolis)

Detida pela Essência do Vinho, a revista WINE é uma publicação especializada em vinho e gastronomia, lançada em maio de 2006 e que já ultrapassou as 100 edições, estando atualmente a culminar as celebrações dos 10 anos de existência. Com periodicidade bimestral, está disponível nas bancas, em Portugal e no Brasil, e também através de versão digital, para tablets e smartphones.

Fica a lista completa com “Os Melhores do Ano 2016”:

VINHO DO ANO

Dona Maria Grande Reserva 2011 (Alentejo)

PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO

Vasco d’Avillez (presidente CVR Lisboa)

PRODUTOR DO ANO

Herdade do Portocarro (Península de Setúbal)

PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO

Azores Wine Company (Açores)

ENÓLOGO DO ANO

Jorge Moreira (Douro)

SOMMELIER / WINE DIRECTOR DO ANO

António Coelho (Lasarte, Barcelona, Espanha)

MIXOLOGISTA DO ANO

João Rodrigues (Columbus Cocktail & Wine Bar)

PERSONALIDADE DO ANO DA GASTRONOMIA

Duarte Calvão (gastrónomo, diretor do Peixe em Lisboa)

CHEFE DE COZINHA DO ANO

Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa)

RESTAURANTE GASTRONÓMICO DO ANO

Loco (Lisboa)

RESTAURANTE COM MELHOR SERVIÇO DE VINHOS

Rei dos Leitões (Mealhada)

PRODUTO ARTESANAL DO ANO

Salmarim (Castro Marim)

DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO

Mealhada

ENOTURISMO DO ANO

Esporão (Reguengos de Monsaraz)

PERSONALIDADE DO ANO NO BRASIL

Jaime José Barcelos (restaurante Ostradamus, Florianópolis)

Comentários