Santarém: Festival Nacional de Gastronomia com muito pão e chefes a quatro mãos

“O Pão de Cada Dia” dá o mote em 2017 ao Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém. Entre 19 a 29 de outubro a grande festa da cozinha portuguesa vai animar a Casa do Campino na capital ribatejana .

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80

Em 2017 uma das grandes novidades do Festival Nacional de Gastronomia, na sua 37ª edição, é o espaço Padaria do Festival, dinamizada pelo especialista Paulo Chagas, e com a apresentação da maior Massa à Barrão de sempre no maior Pote do Mundo. Isto a 21 de outubro, com os apoios do município de Bragança e da Confraria da Gastronomia do Ribatejo.

Os 11 dias de Festival propõem aos visitantes provar outros tantos pães, provenientes de diferentes municípios de norte a sul do país. No dia 19 de outubro o tema vai ser a Pombinha e o Município de Santarém é quem vai apresentar este produto. No mesmo dia a Raiz da Lezíria, espaço dedicado a promover o que se produz na Lezíria do Tejo, recebe o Município de Santarém.

A 20 de outubro, o tema é a Bola de Lamego e o Município de Lamego é que vai trazer esta iguaria aos paladares dos nossos visitantes. Já na Raiz da Lezíria é o Município do Cartaxo que vai dar a conhecer o que se produz no seu território.

O sábado, dia 21 de outubro, tem como tema a Massa Sovada (Pão Doce), apresentada pelo Turismo dos Açores. A Raiz da Lezíria vai receber o Município de Alpiarça. Também neste dia decorre um encontro de Confrarias onde vai ser debatida a “Missão das Confrarias, Compromisso dos Confrades?”.

A 22 de outubro é a Broa de Avintes que estará em destaque, apresentada pelo Município de Vila Nova de Gaia. Na Raiz da Lezíria é o Dia do Município de Azambuja.

O Folar Transmontano chega ao Festival Nacional de Gastronomia proposto pelo Município de Bragança, a 23 de outubro, dia em que na Raiz da Lezíria se traz o Município da Golegã.

A 24 de outubro é o dia do Bolo do Caco. Neste mesmo dia o Festival apresenta a Final Jovem Talento de Gastronomia e a cerimónia de Entrega de Prémios Great Taste. Na Raiz da Lezíria é o Município de Coruche que marca lugar em representação da região.

Pão Alentejano é o tema de dia 25, que vai ser apresentado pelo Município de Vidigueira. Na Raiz da Lezíria será o Dia do Município de Salvaterra de Magos. Ainda nesta data vai realizar-se o FÓRUM JTG – “Que futuro para Portugal”.

No dia 26 é o Pão Algarvio que vai marcar presença através do Município de Loulé. Já na Raiz da Lezíria é Dia do Município da Chamusca.

O Pão de Mafra estará em destaque a 27, pelo Município de Mafra, dia em que a Raiz da Lezíria promove o Dia do Município de Rio Maior.

O último sábado da edição deste ano do Festival Nacional de Gastronomia, 28 de outubro, tem como tema o Pão do Sabugueiro, que vai ser apresentado pelo Município de Seia. Na Raiz da Lezíria será o Dia do Município de Benavente.

No dia 29, vai ser o Município de Almeirim a apresentar a Caralhota, tema deste último dia de Festival. Município que também vai estar representado na Raiz da Lezíria.

O Festival volta a acolher o Restaurante Lucky 13.  Durante oito noites, o Lucky quatro mãos. Estes jantares assentam num modelo em que se promove a informalidade, numa mesa comunal onde se sentam todos os comensais. Os Chefes vão proporcionar distintas experiências gastronómicas Já estão confirmados e estão distribuídos pelos seguintes dias:

20 outubro – Marlene Vieira + João Simões

21 outubro – Tiago Santos + João Diogo Saloio

22 outubro – Dia de santarém -  Mickael Moreira + Marlos Gonçalves + Alexandre Albergaria

23 outubro – David costa + Gonçalo costa + Bruno costa

25 outubro – Bernardo Agrela + João Correia

26 outubro – Rui Martins + Rodrigo Castelo

27 outubro – Alexandre Albergaria + Leopoldo Garcia Calhau

28 outubro – Margarida Rego + André Rodrigues Santos

artigo do parceiro:

Comentários