“Rota das Estrelas” - Festival gastronómico promete verdadeira invasão de chefes Michelin

Até novembro de 2014 decorre mais uma edição do festival gastronómico internacional «Rota das Estrelas». No total, oito restaurantes portugueses com estrelas Michelin vão receber cozinheiros premiados de todo o Mundo.

Esta é a quinta edição de um festival que arranca a 19 de março no restaurante funchalense Il Gallo d’Oro (uma estrela Michelin). Participam na iniciativa, até 25 de março, 16 chefes, na sua maioria de restaurantes com estrelas Michelin.

Benoît Sinthon é o anfitrião da primeira etapa do festival, promovendo jantares gourmet e volantes, com cozinha ao vivo, visitas, provas de vinho e workshops sobre queijos exclusivos portugueses.

De acordo com a organização, os jantares contarão com “produtos regionais onde prima a frescura e a sazonalidade e ingredientes da mais alta qualidade provenientes do mundo, além de uma seleção dos mais exclusivos vinhos portugueses”.

Pela primeira vez, será organizado um concurso (“à descoberta do talento”), em que seis finalistas enfrentam um júri de quatro chefes. Estes irão eleger o vencedor depois de uma prova de cozinha aberta ao público, no Mercado dos Lavradores, no Funchal.

Depois da Madeira, o roteiro prossegue no Eleven (Lisboa),  2 e 3 de maio, e depois no The Yeatman (Vila Nova de Gaia), entre 5 e 7 de junho. No mesmo mês, nos dias 20 e 21, é a Fortaleza do Guincho (Cascais) que recebe o evento.

A 19 e 20 de setembro, o Feitoria (Lisboa) é o anfitrião da “Rota das Estrelas”, que viaja para o Largo do Paço (Amarante) a 17 e 18 de outubro, rumando depois ao L’And (Montemor-o-Novo), a 22 e 23 de novembro.

Também o Vila Joya (Algarve), que, juntamente com o Ocean, é um dos dois restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin, participa no roteiro, mas ainda sem data marcada.

artigo do parceiro:

Comentários