Apesar de toda a modernidade patente no Bessa Hotel Liberdade, onde está instalado o Tabik, o edifício original remonta à época pombalina, como o demonstram as traves de madeira que seguram a estrutura. Como é sabido, a arquitetura desenvolveu novas formas de construção após o terramoto de 1755 que assolou Lisboa. E o restaurante, localizado na mais central das avenidas da capital e com porta aberta para a rua, homenageia a reconstrução da cidade, deixando à vista essas mesmas tábuas de tabique conhecidas como gaiolas pombalinas. De ambiente contemporâneo, decoração descontraída e frequentado tanto por turistas como por lisboetas, o Tabik abriu em 2015 e quer apostar em eventos que promovam o melhor que se faz em Portugal a nível de gastronomia e vinhos.

Curiosamente, foi também em 1755 que nasceu a Quinta de São Sebastião, em Arruda dos Vinhos. Recuperada pelo empresário António Parente já no séc. XXI, a Quinta de São Sebastião tem projetado os seus vinhos através da imagem de figuras públicas, como é o caso do ator Pedro Lima, embaixador da mais alta gama de vinhos aqui produzida.

Em julho, os vinhos da quinta de São Sebastião motivaram a realização de um jantar enogastronómico, cruzando-se a vários níveis com a cozinha de Manel Lino, Chefe Consultor do Tabik e agora à frente do Trio, um projeto mais pessoal. O início da refeição combinou o Quinta de São Sebastião Rosé 2015 com torricado de tártaro de robalo com melancia; continuou com o Branco 2015 harmonizado com Favas salteadas com morangos e farinheira; evoluiu ainda para o Tinto Reserva 2013 a suportar a Bochecha de vitela com risoto de aipo; e terminou com Ganache de chocolate negro com texturas de cereja e crumble de cacau e zimbro e um Grande Escolha Touriga Nacional.

Prosseguindo com eventos que promovem tanto o restaurante como os vinhos, o Tabik convidou, dias depois, a Herdade da Malhadinha Nova a apresentar as novas colheitas, desta vez no jardim situado nas traseiras.

Adaptando as circunstâncias do local e da época à frescura dos vinhos, foi servido um leque de finger food com os novos monocastas da Herdade da Malhadinha: Croquetes de queijo de Nisa e amêndoa com mel de trufa com Viognier; Cachaço a baixa temperatura sobre batata-doce assada e molho teryaki com Arinto e Ceviche de robalho com leite e tigre com Verdelho.

O próximo evento é aberto ao público e está marcado para 1 de setembro, estando programado um jantar a "4 mãos" com a equipa do Restaurante do Areias de Seixo Hotel.