Quando o café não é só para o final da refeição

Depois de conquistar os lares portugueses, a Nespresso quer incorporar as suas cápsulas também na alta cozinha. Para tal, convidou alguns chefes de topo para elaborarem menus onde o café é parte integrante.

Chamam-se Nespresso Gourmet Weeks e desafiam os chefes de cozinha a confecionarem menus exclusivos inspirados pelo café e onde pelo menos dos pratos servidos integra este ingrediente. Cada um dos chefes convidou um ou mais colegas para garantir experiências verdadeiramente únicas – no caso do Feitoria, João Rodrigues preparou o menu com a ajuda de Ricardo Costa, do restaurante The Yeatman. Depois do bonsai com a cereja que afinal era foie gras envolvida em gelatina, do Tomate coração-de-boi confitado com espuma de tomate e mozarela molecular, do Carabineiro cozinhado na perfeição com salada fresca de pepino e rabanetes, do Cherne ao vapor com algas, raviolis de bacalhau e molho de Champanhe e do Porco Alentejano em duas confeções, batatas e pickle de couve, o café surgiu finalmente na sobremesa Chocolate 80%, fava tonka, caramelo e Grand Cru Ristretto: o que parecia uma chávena de cappuccino com o logo da marca era, afinal, uma bolacha de chocolate que escondia um gelado cremoso.

O próximo menu, ainda uma surpresa para quem o vai poder apreciar, será confecionado pelo chefe Pedro Lemos, já amanhã, 8 de julho, pelas 20h00, com o apoio do chefe pasteleiro Joaquim de Sousa (Ipsylon - The Oitavos).

No sábado, 11 de julho, a iniciativa regressa a Lisboa, no Hotel Myriad by Sana, onde Frederic Breitenbucher convida Patrick Lefeuvre e Luís Mourão, do Epic Sana Lisboa e Epic Sana Algarve, respetivamente.

A 17 de julho, sábado, é a vez de Renato e Dalila Cunha darem a conhecer o seu menu de café no Ferrugem (Famalicão) compartilhando a cozinha com André Magalhães. A última Nespresso Gourmet Week ocupa a cozinha do Hotel The Oitavos (Cascais) a 18 de julho, com o chefe Cyrill Devilliers a convidar Paulo Matias, Joaquim de Sousa e Francisco Siopa para um menu a oito mãos.

artigo do parceiro:

Comentários