Peixe em Lisboa - Está encontrado ”O Melhor Pastel de Nata” de Portugal

Depois de ter conquistado um segundo prémio e dois terceiros lugares, a pastelaria Alcoa, de Alcobaça e com loja em Lisboa, conseguiu convencer o júri e alcançar o primeiro lugar da prova “O Melhor Pastel de Nata”, no “Peixe em Lisboa”.

Para além da Pastelaria Alcoa, as restantes posições do pódio foram ocupadas por duas pastelarias de Lisboa, estreantes na competição: a Biarritz, em segundo lugar, e Balcão do Marquês, em terceiro.

Competiram na grande final 11 pastelarias (uma das finalistas que havia sido apurada foi desclassificada devido ao incumprimento de um ponto do regulamento). As três primeiras classificadas garantem, entretanto, entrada direta na edição 2015 da prova.

O aspeto, o toque e a consistência da massa; o recheio e o sabor global, pontuados numa escala de 0 a 10 pontos, foram os parâmetros de análise do júri, constituído pelo gastrónomo Virgílio Gomes (presidente do júri), o enólogo Domingos Soares Franco, a investigadora gastronómica Raquel Moreira, o chefe pasteleiro António Marques e ainda Rita Cupido, diretora da revista “Comer”.

A excelente ritmo, a 7ª edição do “Peixe em Lisboa” prossegue até ao próximo domingo, no Pátio da Galé – Terreiro do Paço. Esta quinta-feira, pelas 19h00, novo convidado internacional apresenta-se no auditório, instalado na Praça do Comércio.

Trata-se do belga Lionel Rigolet, que lidera a cozinha do restaurante Comme Chez Soi, localizado na Place Rouppe, no centro de Bruxelas, considerado “uma instituição” pela Guia Michelin, que o avalia com duas estrelas. O restaurante foi criado em 1926 e algumas das mais emblemáticas criações do menu têm por base peixes e mariscos.

Antes, pelas 15h00, nova edição do concurso “Jovens Talentos da Gastronomia”, promovido pela “Intermagazine”. Concorrem os jovens chefes Guilherme Spalk (restaurante Desatino, Lisboa), Vitor Adão (hotel rural Casa de Samaiões, Chaves), Mateus Freire (Claro!, Paço de Arcos), Bruno Caseiro (Lisboa na Rota das Sedas, Lisboa). Seguir-se-á uma mesa-redondo que vai refletir sobre os novos valores na gastronomia portuguesa.

O “Peixe em Lisboa” tem dez restaurantes em funcionamento contínuo, do meio-dia à meia-noite, com degustações de peixes e mariscos: Arola, Assinatura, Avenue, Bica do Sapato, Claro!, Jose? Avillez, O Nobre, Ribamar, Umai/Izakaya e Vitor Sobral – Tasca e Cervejaria da Esquina.

“Mercado Gourmet” com recorde de mais de 80 expositores e centenas de produtos (azeites, chocolates, conservas, doçaria, enchidos, gelados, queijos, vinhos e, claro, peixe) para prova e aquisição, aulas culinárias diárias, harmonizações enogastronómicas e provas comentadas de vinho completam a programação desta 7ª edição.

O “Peixe em Lisboa” é uma organização da Associacão Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e producão da EV - Essência do Vinho.

artigo do parceiro:

Comentários