De acordo com a votação destes Love Lisboa Awards, uma iniciativa Time Out, o café de que os lisboetas mais gostam é A Brasileira. Já no restaurante vencedor sagrou-se A Cevicheria. Quanto ao bar ou discoteca, as preferências dos alfacinhas recaíram no Lux. No item espaço cultural sobe ao pódio a LX Factory. Finalmente, a loja de que os lisboetas mais gostam é A Vida Portuguesa

Duarte Vicente, Director-Geral da Time Out Portugal, comentou: “Os nossos prémios Love Lisboa Awards só vêm provar o quão apaixonados os lisboetas são pelos seus locais favoritos. Quer seja uma padaria de bairro, um bar incrível ou uma loja vintage, os lisboetas votaram em massa para se assegurarem de que as suas escolhas tinham o reconhecimento que mereciam.

A Brasileira tornou-se um sítio de passagem e de ponto de encontro, com a estátua de Lagoa Henriques a provocar selfies de turistas ao colo de Fernando Pessoa. Mas ainda por ali paira alguma da mística do lugar, palco de tertúlias intelectuais da geração de Orpheu, a justificar uma reconciliação. Isto para não falar de ser obrigatório carimbar no passaporte de todos os lisboetas com um café ao balcão, vindo do lote da casa.

Durante a viagem que fez pelo mundo, a cozinhar em casas de famílias, o chefe Kiko Martins apaixonou-se pelo prato tradicional do Peru. Trouxe-o para A Cevicheria, um pequeno restaurante com um belíssimo balcão, onde não é possível marcar mesa. O ceviche puro com peixe branco, puré de batata-doce, cebola, algas e leite de tigre vale a espera.

Ver o nascer do Sol da varanda do Lux, com vista para a Poderosa e a Vigorosa, as gruas mais famosas do Tejo, é um passatempo obrigatório de qualquer lisboeta ou visitante. No final do ano passado o The Guardian distinguiu-o como uma das melhores 25 discotecas da Europa, uma coisa que estamos fartos de saber.

A rotatividade de lojas e empresas nesta antiga gráfica lisboeta é estonteante e o espaço está quase sobrelotado – aliás, vê-se pelo estacionamento. A rua do LX Factory continua a marcar pontos e há sempre qualquer coisa nova para descobrir. Quem lá trabalha está habituado a ver os vizinhos mudarem de lojas e de pisos e mal podemos esperar pelo próximo open day.

Já toda a gente sabe desta história. Catarina Portas fez o milagre de ressuscitar marcas nacionais mortas há uma data de tempo. A Vida Portuguesa é não só o sonho de qualquer turista que não se contenta com um íman de frigorífico como recordação, mas também um lugar obrigatório para alfacinhas com saudades dos sabonetes Confiança e das conservas Minerva.

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