Oliveira de Azeméis - Degustar a cozinha do concelho no Centro de Provas Gastronómicas

Oliveira de Azeméis tem agora um Centro de Provas Gastronómicas instalado no Parque Molinológico de Ul. Um espaço que nos apresenta a cozinha local, no que respeita ao fabrico de pão e ao descasque de arroz.

O novo espaço, junto ao rio Ul, recupera o edifício onde funcionou a primeira unidade industrial legalizada de descasque de arroz do concelho, há mais de 70 anos.

No Centro de Provas Gastronómicas os visitantes podem contactar com as técnicas de confeção do pão e descasque do arroz. Isto para além de experimentarem as receitas da cozinha tradicional do concelho.

Tendo como público-alvo não apenas turistas, mas também profissionais do turismo e da restauração, o Centro de Provas Gastronómicas de Oliveira de Azeméis é essencialmente constituído por salas de jantar que beneficiam de vista sobre a paisagem típica dessa Aldeia de Portugal. Integra também cozinhas equipadas com forno a lenha - essencial para a confeção de pão, regueifa e cabrito nos moldes tradicionais - e salas com fins mais pedagógicos, como a que inclui um moinho de rodízio movido pelas águas do rio Ul.

Toda a gestão desse novo espaço ficará entregue à direção do próprio Parque Molinológico de Ul.

artigo do parceiro:

Comentários