"Porquê Lisboa?". Foi esta a pergunta colocada por David Pelloy, Vice-Presidente de Operações da Europa do Hard Rock Internacional, em jeito de explicação, na apresentação da iniciativa Test Kitchen, uma ideia tão inovadora que apenas 12 cafés do grupo, de todo o mundo, a vão poder experimentar, pelo menos numa fase inicial. E Lisboa é um deles.

Por outro lado, questionamos: Por que não Lisboa? Afinal, Portugal está nas bocas do mundo e exemplo disso foi o mais recente galardão, de melhor destino europeu, dado ao país nos chamados "óscares" do turismo. Portugal está na moda, Lisboa não se fica atrás, e já há muito que se diz que "O que é nacional é bom".

O compromisso do Hard Rock é ter o melhor hambúrguer da cidade e para tal procurou os fornecedores que pudessem estar à altura deste compromisso. A ideia é dar aos clientes do café a autêntica comida americana mas aliando-a à cultura local e aos produtos da região, neste caso do país.

O menu Test Kitchen, em Lisboa, é composto por hambúrgueres feitos com carne 100% portuguesa, seja ela vaca, porco ou frango, por pão fresco que é entregue diariamente e legumes também da região. Há ainda uma aposta numa carta de vinhos e cervejas artesanais portuguesas.

O que é nacional é bom e o novo menu do Hard Rock Café está alinhado com essa máxima

A iniciativa teve ainda a participação especial de Filipa Gomes, que para além de ser grande amante da gastronomia americana, é uma das caras mais conhecidas da televisão portuguesa, no que à cozinha diz respeito, graças ao seu trabalho no canal 24Kitchen.

Filipa Gomes desenvolveu quatro hambúrgueres de inspiração gastronómica portuguesa, que vão integrar o menu do Hard Rock, mensalmente, entre outubro e janeiro de 2018. "Foi muito fácil criar estes hambúrgueres porque temos produtos incríveis em Portugal", afirmou Filipa Gomes.

O que é nacional é bom e o novo menu do Hard Rock Café está alinhado com essa máxima

Resumindo e concluindo, se visitar o café que está no edifício do antigo cinema Condes, em Lisboa, pode pedir o novíssimo 7 Colinas Local Legendary Burguer, um hamburguer inspirado na cidade, com presunto curado, queijo flamengo e ovo estrelado, servido no bolo do caco ou experimentar o Lisbon Spice, um cocktail feito com Licor Beirão e gengibre.

No que toca aos hamburgueres criados pela Filipa Gomes, pode experimentar já em outubro o Ó Capitão, com atum  dos Açores, servido em bolo do caco com tinta de choco, em novembro é a vez do Mexerico com ovos mexidos com farinheira e espargos grelhados, em dezembro o Ultra Tuga com queijo da serra e chouriço de porco preto e em janeiro o Tropigalissímo com ananás grelhado e queijo da ilha.

“O nosso objetivo primordial é o de combinar os melhores sabores e produtos nacionais com a tradicional culinária americana do Hard Rock, e acreditamos que os nossos fornecedores são os parceiros ideias para esta combinação. Selecionámos apenas ingredientes produzidos de maneira responsável e sustentável, por produtores que consideram  o impacto ambiental e social durante todo o processo de fornecimento”, conclui Paulo Rodrigues, Diretor de Operações da Europa Sul.