Um copo de água em forma de esfera. Um prato servido numa pedra vulcânica. Pássaros que decoram o couvert. Um vinil de chocolate que toca Amália. Projeções, som, sinestesia. É este o cenário do próximo jantar que O Apartamento recebe, dia 20 de maio, às 19.30.

Tudo começou quando Paulina da Mata, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-versidade Nova de Lisboa e coordenadora do Mestrado em Ciências Gastronómicas, já escreveu no blogue Mesa Marcada e é autora do blogue Assins e Assados, trouxe Patrícia Gabriel até ao Aparta-mento. Patrícia é mestre em Matemática Computacional, passou pela Escola de Hotelaria do Estoril e neste momento frequenta o mestrado que Paulina coordena na faculdade. Este jantar é parte da sua tese, onde quis “pegar na cozinha portuguesa autêntica, juntar a magia que as ferramentas adquiridas no mestrado permitem, adicionar as minhas histórias e background e elaborar um menu em que a surpresa e o inusitado estão presentes, mas sobretudo a memória e os sabores originais.”

O jantar Alimento terá 12 momentos gastronómicos, todos eles imprevisíveis e sinestésicos. Cada momento/prato tem uma história, uma origem ou uma inspiração que influencia a maneira como Patrícia encara a gastronomia. O momento “Água” por exemplo, em que em vez de um sim-ples copo de água serão servidas esferas de água com aromas, é uma alusão ao período em que Patrícia viveu na Índia, onde chegou a ter um restaurante. No momento “1por3”, Patrícia recupera uma memória de infância onde imaginava uma sombra de uma sardinha a pairar sobre a família cada vez que a avó dizia que “uma sardinha era para três”. Ao longo da refeição irão ouvir-se sons que contextualizam o que se come, ou sentir-se-á o prazer do ar puro do campo dentro de um frasco. Uma viagem até à mente e ao passado de Patrícia Gabriel, até ao Algarve e até aos Açores, em pratos únicos, desenvolvidos com técnicas de alta cozinha, algum improviso e muito sabor.

O jantar custa 70€ por pessoa e as inscrições devem ser feitas para info@oapartamento.com