Diz o promotor desta iniciativa, a Associação DariAcordar: “cerca de 360 mil Portugueses passam fome. Estima-se que 50 mil refeições são desperdiçadas todos os dias, de norte a sul do país. As mudanças sociais e económicas dos últimos anos têm levado milhares de portugueses a viver momentos de precaridade financeira, tendo dificuldades em comprar os bens alimentares essenciais”.

O movimento “Zero Desperdício” pretende aproveitar todos os bens alimentares que antes acabavam no lixo (comida que nunca saiu da cozinha, ou cujo prazo de validade se aproxima do fim) fazendo-os chegar a pessoas com fome.

Para lançar o Zero Desperdício, a DariAcordar vai solicitar o envolvimento de IPSS’s, ONG’s, misericórdias e outras associações de solidariedade, que irão ter um papel fundamental na recolha e/ou distribuição das refeições por quem precisa.

Recorde-se que a Associação Dariacordar, que reúne entre os seus membros um grupo de cantores e compositores portugueses, é uma entidade sem fins lucrativos, contra o desperdício alimentar. Constituída em janeiro de 2011, nasceu de um trabalho desenvolvido por António Costa Pereira, responsável também pela petição “Desperdício Alimentar”, que já ultrapassou as 70 mil assinaturas.  

A iniciativa “Zero Desperdício” conta com o alto patrocínio da Presidência da República.

Como participar