A capital francesa acolheu recentemente mais uma edição, a 17ª, do Gourmand World Cookbook Awards. O concurso, ao qual concorrem todos os anos perto de 10 mil títulos, assemelha-se aos Óscares da literatura gastronómica e vinhos. O evento incluiu, em 2012, 41 categorias para livros de culinária e 18 para livros de bebidas, publicados em 2011.

Uma competição que este ano celebrou dois títulos em português, selecionados por um júri internacional. “A Tradição do Pão em Portugal” (edição dos CTT), da antropóloga francesa Mouette Barboff, arrecadou o título de melhor livro do mundo sobre a temática “Pão”. Nesta categoria, a 2ª posição coube ao livro Irlandês, “Our Daily Bread”, enquanto que o 3º lugar foi atribuído a um título dos Estados Unidos, “The fundamental technics of classic bread making”.

Ainda em português, o Gourmand destacou, com um 6º lugar, o título “Cozinha com Ciência e Arte” (edição da Bertrand), com autoria de Joana Moura e fotografia de Rita Silva. O livro concorreu na categoria livros profissionais. Neste item o primeiro lugar foi para um livro editado na Malásia.

Recorde-se que entre os títulos nacionais que concorriam a este prémio Gourmand encontravam-se o álbum bilingue “Porco alentejano, o senhor do montado/El cerdo alentejano, el señor de la dehesa” (edição Althum); “Papa Quilómetros”, da autoria do chefe Ljubomir Stanisic (Casa das Letras); “Ingrediente Secreto”, do chefe Henrique Sá Pessoa (Casa das Letras); “Bimby - Receitas com História” e “Do Convento para a Bimby”, (Bertrand/Vorwerk).

Um total de 162 países participou em 2011 no Gourmand World Cookbook Awards, na categoria “Livros de Cozinha”. Os finalistas são oriundos de 71 países. Já na categoria “Livros sobre Vinhos e Bebidas”, participaram 63 países. Os finalistas provêm de 26 países.