Pela primeira vez será realizada uma prova cega de gelados de gin tónico, numa ação promovida pelos Gin Lovers e a Santini, que nos últimos dias surpreenderam ao anunciar um total de 16 gelados à base de outros tantos gins bem conhecidos dos aficionados, com sabores que variam consoante as combinações de botânicos. Mas, por entre uma programação que conta uma dezena de master classes e 15 workshops há muito mais a descobrir.
As master classes incluem o detalhe dos gins Beefeater 24 (por Pedro Segurado, embaixador da marca), Bulldog (Miguel Lapa, embaixador da marca), Citadelle (por Alexandre Gabriel, presidente da Cognac Ferrand), Ferdinand’s Saar (Rui Torres), Gin Tinto (João Guterres), London Nº 3 (António Aranda, embaixador da marca), Monkey 47 (Fernando Magalhães, embaixador da marca), Nordés (Xoán Cannas), Seagram’s (Pedro Segurado) e ainda “O gin além do gin tónico”, pelo coletivo Paixão do Gin.
No espaço Schweppes serão realizados workshops sempre muito focados na adequação da água tónica ao gin, nos cocktails à base de gin e, claro, no serviço e consumo responsáveis. A Schweppes vai ainda lançar a Hibiscus Premium Mixer, um novo sabor da gama Premium Mixers da marca, de cor rosada e inspirada na flor de Hibiscus, com notas florais e frutadas e um amargo final, desenvolvida pelos mixologistas Diego Cabrera e Alberto Pizarro.
Dos rótulos internacionais consagrados aos “made in” Portugal há mais de meia centena em degustação, alguns dos quais de forma particularmente inovadora. No espaço Hendricks, por exemplo, o desafio será a experiência “G.O.S.H. – Gin Oscillating Sensorial Helmet”, uma original forma de experimentação de gin através da inalação de vapor.
No Gin Master Room 7.0, a Empor II reúne sete emblemáticas marcas de diferentes perfis: das conceituadas Bulldog e Martin Miller’s às portuguesas Não e Gina, sem esquecer, entre outros, os gins Monkey 47 e Ferdinand’s.
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O Gin Tasting Lisboa apresenta pela primeira vez duas marcas de gin de inspiração japonesa: o Jinzu, criado pela bartender britânica Dee Davies, que uniu a tradição de sempre na elaboração de gin ao pioneirismo de destilar saqué, para alcançar um final mais suave e cremoso, complementado com notas cítricas do yuzo e flor de laranjeira; e o Akori, outro gin elaborado a pensar no exotismo japonês, tendo por base a destilação de arroz e um final marcado pelo gengibre. Por falar em exotismo, não faltará o primeiro “gin tea” do mundo, o Gin Soul, um chá biológico de ervas aromáticas com propriedades que nos remetem para a esfera do gin.
O evento terá em funcionamento um “sushi lounge” com degustações. Quem optar por algo mais crocante terá ao dispor as bem populares Hotnuts, snacks particularmente elaborados para acompanhar gin.
Até dia 21 de maio decorre a venda antecipada de bilhetes online, com um desconto de 6,00 euros em cada ingresso. A partir dessa data será apenas possível adquirir ingresso no próprio dia e local do evento. A entrada tem um custo de 18,00 euros/pessoa (12,00 euros no caso da aquisição online) e confere acesso a toda a programação do Gin Tasting, incluindo a participação nas master classes e workshops, a degustação de três gins e oferta de copo de provas.
O Gin Tasting Lisboa é uma organização da empresa EV-Essência do Vinho. O circuito 2015 terá posterior etapa na Casa de Serralves, no Porto, em outubro.
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