Lisboa - À beira Tejo, uma “pérola” mundial dos bons vinhos e mesa

A equipa de reportagem vídeo do Sapo Sabores desceu à beira Tejo e visitou a Enoteca de Belém, um conceito de restaurante assente na harmonização entre vinhos e cozinha. Um equilíbrio que mereceu, inclusivamente, uma distinção internacional: uma das dez pérolas mundiais para beber vinho e comer.

A Travessa do Marta Pinto número 10, em Lisboa, guarda desde novembro de 2009 um tesouro com bons vinhos e boa mesa. A Enoteca de Belém assenta num conceito de convívio e torno da gastronomia assente na degustação de vinhos de qualidade com cozinha com assinatura de chefe.

Nos expositores há dezenas de diferentes referências. Uma paisagem vinícola diversa, com diferentes produtores e regiões portuguesas. Diz a este propósito Nelson Guerreiro, escanção na Enoteca de Belém: “A ideia é numa mesma refeição provar vinhos de diferentes produtores e, com isso, diversificar a experiência”. Uma prova facilitada pelo consumo de vinho a copo.

Sublinhe-se que na Enoteca os vinhos aparecem, também, arrumados por preço. Ou seja todas as referências perfiladas no mesmo expositor apresentam preço semelhante.

Após a inauguração, a Enoteca passou rapidamente de uma ementa baseada produtos de degustação: queijos, enchidos, para uma carta com uma cozinha com assinatura. Ricardo Gonçalves, chefe, comanda os destinos da cozinha da Enoteca. Uma mesa que nunca esquece os néctares. “A estrela é sempre o vinho. A comida surge como um complemento”, refere o chefe.

Vinhos e mesa que em 2011 foram reconhecidos pelo Trip Advisor. O site de viagens elegeu a Enoteca de Belém como uma entre dez pérolas escondidas, a nível mundial, para beber vinho e comer.

Recorde-se que a Enoteca de Belém está inserida num projecto mais alargado denominado Travessa da Ermida. Um espaço de arte e cultura que inclui uma capela do século XVIII, a Ermida Nossa Senhora da Conceição. A estrutura, depois de recuperada, funciona como um centro de exposição de arte contemporânea.

A Enoteca de Belém abre de terça a domingo das 13h00 às 23h00.

artigo do parceiro:

Comentários