Durante onze dias, as memórias gastronómicas vila-realenses vão estar à mesa dos restaurantes e similares do centro da cidade, à mistura com vários exemplos de inovação.
São objectivos do evento a recuperação e valorização das especialidades tradicionais da gastronomia local, assim como a inovação gastronómica tendo por base a matéria-prima tradicional. A organização pretende promover também os estabelecimentos locais de restauração, reforçar a diferenciação da oferta gastronómica e atrair mais clientes.
O atum, nas suas mais diversas formas de confecção, os bivalves, (amêijoas, conquilhas e lingueirão), chocos, polvo, lulas, carapaus, raia, pintarroxa, crustáceos e outras matérias-primas locais, são componentes de ementas diversificadas que os estabelecimentos têm ao dispor durante os dias do certame, quer sob forma de entradas (tapas e petiscos), quer no formato de pratos principais. Não faltam também as cataplanas, as açordas e as espetadas.
A iniciativa á da Associação de Desenvolvimento da Baixa de V.R.S.António, que conta com o apoio do município local e do programa Modcom.