A pesca do bacalhau é recordada a bordo de um antigo arrastão lateral, o Navio-Museu Santo André. É aqui que, duas vezes por dia, às 11h00 e às 16h00, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, se pode assistir à visita encenada "Caminho do Mar”, guiada por Lucília Raimundo, revivendo experiências de mar e de terra. Os ingressos custam 1 euro por pessoa e estão disponíveis no Santo André.

Mas a festa começa já hoje, 17, e termina a 21 de agosto, com a Confraria Gastronómica do Bacalhau a levar ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, diferentes receitas de bacalhau confecionadas por dez associações locais.
Para animar o ambiente, os cinco dias do festival incluem sessões de showcooking, degustações, concursos, workshops, mostras de artesanato e atividades desportivas, como a III Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a XVII Corrida Mais Louca da Ria. Tal como no ano passado, há um vasto programa dirigido às crianças e famílias, no Cais das Brincadeiras. À noite, no Palco Ria, esperam-se as atuações de Miguel Angelo & Miguel Gameiro (17 agosto), Carminho (18 agosto), David Carreira (19 agosto), Tributus (20 agosto) e Paulo Sousa (21 agosto). As noites terminam com concertos intimistas e inesquecíveis no porão de salga do Navio-Museu Santo André e com DJ Sets no Palco Ria.

Este ano, o país convidado é a Islândia, no seguimento do Acordo de Amizade com Grindavik. No âmbito da vinda de uma comitiva deste país, haverá uma série de iniciativas relacionadas com a cultura islandesa, como a atuação de uma banda, um showcooking, uma exposição de fotografia e várias ações de promoção da cidade de Grindavik e de produtos islandeses.