Partindo de um néctar, os participantes são convidados a olhar para si próprios, num ambiente informal e descontraído, onde a conversa e a partilha serão uma constante. É também uma oportunidade de desenvolverem ou aprofundarem algumas noções sobre o vinho, pelo que cada workshop contará com pelo menos um almoço partilhado e duas a três provas de vinho, dinamizadas pelos sommeliers, podendo assim saborear vinhos de alguns dos melhores produtores nacionais como Paulo Laureano, Quinta do Monte d'Oiro ou Caminhos Cruzados.

A mentora do projeto The Wine Conspiracy é a fotógrafa e escritora Isabel Saldanha, que convidou a psicóloga Luana Cunha Ferreira e a equipa da Wine Service 4 You, Manuel Moreira e Sérgio Antunes, especialistas no vinho e na sua linguagem, para integrarem estes workshops de “autoconhecimento”.

Os primeiros workshops são dirigidos ao público feminino “porque ainda consideramos que o vinho é um território muito masculinizado. As mulheres são geralmente muito participativas e vão ajudar-nos a limar o conceito”, explica Isabel Saldanha.

Os locais onde decorrem estes encontros são uma surpresa. Está previsto que se realizem duas vezes por mês, em apartamentos AirBnB, alugados nas diferentes cidades onde forem promovidos. “Queremos que as pessoas se sintam em casa. Faremos a ocupação da sala de estar e da mesa de refeições para que todo o workshop aconteça como se tratasse apenas de um bom encontro de amigos”, refere a mentora.

As atividades são limitadas a oito participantes e deverão decorrer entre as 10h00 e as 18h00, sextas-feiras ou sábados. O primeiro workshop é a 19 de dezembro, em Lisboa, com inscrições já abertas através de email thewineconspiracy@gmail.com. As participantes serão avisadas por e-mail das coordenadas do local, com 48h de antecedência. O valor do workshop é 250€ por pessoa (provas e almoço incluído).