Figueira da Foz - “A alma da minha cozinha” em 15 fotografias para degustar até novembro

É em 15 fotografias de grande formato que Inês Mendes, autora do blog “Ananás e Hortelã”, sintetiza “A alma da minha cozinha”. A exposição patente até 2 de novembro no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz revela uma cozinha feita de ingredientes sazonais, memórias e amor pela terra.

Maria Inês Mendes tem 32 anos, é médica veterinária de profissão e uma assumida apaixonada por culinária. Uma ligação ao mundo dos ingredientes, das confeções, da cozinha sazonal, sustentável e saudável expressa desde 2011 no blog “Ananás e Hortelã”, por diversas vezes inscrito no top dos melhores blogs portugueses.

Uma página onde Inês Mendes corporiza outra das suas paixões, a fotografia. No caso vertente a fotografia culinária, “uma forma de expressar o sentimento pela comida, por uma cozinha feita de ingredientes sazonais e biológicos, feita de viagens em pratos, feita de amor pela terra, da partilha das coisas boas que se juntam numa mesa cheia de gente”, como nos explica Inês.

É uma parte deste mundo de cor e sabor que a gestora do blog expõe até 2 de novembro no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Na exposição de food photography, intitulada "A alma da minha cozinha" (entrada gratuita) estão em mostra 15 fotografias em grande formato, assim como “mais umas surpresas expostas”, como nos confidencia Inês.

Uma seleção entre centenas de imagens que, de acordo com a fotógrafa amadora, “passou pelas fotografias que me dizem mais por serem especiais, por terem sido feitas a pensar em alguém, numa ocasião especial, em ingredientes que adoro usar, por terem objetos/louças especiais, antigas e de família ou que me foram oferecidos por amigos”.

Uma ligação às memórias familiares que acompanha o trabalho de Inês Mendes. Lemos no seu blog: “foi com a minha avó e a minha mãe que aprendi muita coisa. Lembro-me de em pequenina começar a fazer bolos na terra molhada, enquanto os meus avós regavam a horta, depois mais tarde comecei a preparar mini bolinhos para os cházinhos com as bonecas e os primos. Pedaços de mim, de memórias e tempos”.

Horário da exposição:
De segunda a sexta: das 9h00 às 23h00.
Sábados: das 10h00 às 24h00.
Domingos e feriados: das 10h00 às 19h00.

Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz:
Rua Abade Pedro
Tel.: 233 407 200

Comentários