No Viva Lisboa vamos encontrar uma cozinha a quatro mãos. As do chefe Miguel Laffan, que há três anos colocou o Alentejo na rota das estrelas Michelin (com o restaurante do hotel L’AND Vinear­ds Resort, em Montemor-o-Novo) e o seu discípulo, com personalidade gastronómica bem vincada, o chefe Pedro Santos Almeida. Laffan que trabalha agora para recuperar a estrela Michelin entretanto perdida, surge como consultor neste Viva Lisboa, um restaurante marcadamente citadino. Dá corpo a uma carta que casa sabores mediterrânicos com cozinha oriental, nomeadamente a tailandesa (thai). Um conceito que no dia-a-dia está a ser desenvolvido por Pedo Almeida profissional formado na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril treinado na equipa da cozinha do L´And. Antes passou por várias cozinhas nacionais, no Hotel Vila Galé Estoril, Waves by Chakal (Algarve), Hemingway Cascais, entre outros.

miguel laffan e pedro almeida

Pedro Almeida traz para a sua cozinha os sabores da memória, de uma infância vivida no Ribatejo, temperados com a sua formação mais clássica, com influência da cozinha francesa, mas também da cozinha oriental. Assume-se como um inconformado, o que é natural aos 23 anos e quando “se trabalha todos os dias para aprimorar as técnicas ”. Junta-se uma grande vontade de viajar e de experimentar.

Sobre este menu de Dia dos Namorados, diz-nos o chefe Pedro Almeida: “É acolhedor e aconchegante, embora tenha uma dimensão excitante, que não deixa adormecer quem o prova”. A sequência de pratos tem, para este jovem chefe, um propósito, “encaminhar o comensal por sabores vibrantes, como no caso do prato de peixe; seguido de uma proposta mais suave, na carne. Isto para terminar com uma verdadeira `bomba` no que toca à sobremesa”.

A refeição que fica nos 40,00 euros por pessoa (vinho e café incluídos) arranca com um brás de vieira com o molusco sobre um ninho de batata palha, com cogumelos e wakame (alga). Segue-se uma garoupa braseada, enroscada num risoto de lima, coberta numa espuma de camarão thai. Na carne a proposta recai num magret de pato, acompanhado de puré de aipo e puré de beterraba e framboesa. Ainda neste prato, a couve chinesa e o foie gras. Para encerrar e no capítulo dos doces, um fondant de chocolate branco casando com frutos do bosque, crumble de pistacho. E para equilibrar o fresco gelado de laranja e cardamomo. No que aos vinhos respeita, à mesa chega o vinho duriense Defacto, nas variantes branco e tinto. Isto numa lógica seguida no Viva Lisboa de descentralização da carta de vinhos. Todos os meses há um produtor em destaque. Isto no contexto de uma carta que nos apresenta dezenas de referências e a possibilidade de pedir vinho a copo.

garoupa

Refira-se, ainda, que a nova carta, concebida por Miguel Laffan, encontramos um menu de degustação, entradas pratos “Do Mar” e pratos “Da Terra”. O grande destaque recai sobre a vieira a brás e borrego tandoori, o puré de batata doce, lima, hortelã e espinafres salteados com coco.

Viva Lisboa

Rua D. Estefânia, nª 77.

Horário: Diariamente das 12h00 às 23h00.

Telefone: 213 101 801. Email para reservas: info@vivalisboa.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.