Dezenas de chefes com estrelas Michelin vão correr o país em 2013

O Funchal recebe, entre 20 e 26 de fevereiro, 12 chefes de restaurantes portugueses e estrangeiros galardoados com estrelas Michelin, num festival gastronómico que marca o arranque da edição 2013 da “Rota das Estrelas”, um roteiro que vai percorrer o país durante o ano.

O chefe Benoît Sinthon recebe no Il Gallo d D’Oro (hotel The Cliff Bay, uma estrela Michelin) um total de 12 cozinheiros de Portugal, Finlândia, Reino Unido, Espanha e França, anunciou a organização.

Do estrangeiro, chegam o japonês Kei Matsushima (Keisuke Matsushima, França, uma estrela Michelin), Serge Goulomès (Le Mas Candille, França, uma estrela), Fernando Agrasar (As Garzas, Espanha, uma estrela), David Faure (Aphrodite, França, uma estrela), Hans Välimäki (Chez Dominique, Finlândia, duas estrelas), Adam Simmonds (Danesfield House, Reino Unido, uma estrela) e Olivier Barbarin (Châteux d'Audrieu, França, uma estrela).

Entre os chefes a trabalhar em Portugal, participam nesta edição Hans Neuner (Ocean, Vila Vita Parc, Algarve, duas estrelas), Dieter Koschina (Vila Joya, Algarve, duas estrelas), Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, uma estrela) e José Cordeiro (Feitoria, hotel Altis Belém, Lisboa, uma estrela).

Ao longo do festival, serão servidos cinco jantares diferentes, com cinco ou seis pratos, em que cada cozinheiro sugere um prato que caracterize o seu próprio estilo de cozinha, muitas vezes referenciado no guia Michelin.

O preço do jantar, incluindo vinhos especialmente selecionados, será de 130 euros.

Em paralelo, decorrem atividades como visitas à cozinha, workshops de cozinha e de bem servir, provas de vinhos, demonstrações de sushi, cozinha molecular, bebidas locais e visitas de interesse gastronómico.

Depois do Funchal, a “Rota das Estrelas” viaja para o Porto, em abril, com Ricardo Costa (The Yeatman) a receber outros chefes galardoados. Em maio, será o Ocean, de Hans Neuner, a acolher o festival de gastronomia. Em junho, o roteiro segue para o Feitoria, de José Cordeiro, e em setembro será a vez da Fortaleza do Guincho (de Vincent Farges, uma estrela Michelin). Em outubro, Dieter Koschina (Vila Joya) será o anfitrião do evento e, no mês seguinte, o Largo do Paço (Casa da Calçada, Amarante, uma estrela Michelin), comandado por Vítor Matos, fecha o roteiro de 2013.

A “Rota das Estrelas”, que vai na quarta edição, surgiu em 2010 como uma iniciativa privada com o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se oferece na alta gastronomia portuguesa.

artigo do parceiro:

Comentários