Cinema, vinho e boa comida na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Sob o mote “Cinema a Copo”, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa abre portas, entre 26 e 28 de janeiro, à terceira edição do festival de cinema Wine and Flavours Film Festival. Todas as sessões de cinema são gratuitas e abertas ao público.

“Cinema a Copo”, uma iniciativa desenvolvida por alunos finalistas da EHTL, tem como objetivo dar a conhecer os novos cineastas e filmes que abordam o tema dos vinhos e da gastronomia e, simultaneamente, promover os néctares e produtos tradicionais portugueses.

Neste festival dedicado ao Vinho, Sabores e Sétima Arte, para além dos filmes que estarão em exibição no auditório da escola, com entrada livre (carece apenas de inscrição), encontram-se a concurso Curtas-metragens Nacionais, cujo enredo inclua obrigatoriamente o vinho ou a gastronomia.

O dia 26, inicia-se com o almoço “As 4 Maravilhas da Bairrada”. Pela mão da chefe Marlene Vieira e da turma de Gestão e Produção de Cozinha 3B, os comensais serão guiados pelas maravilhas bairradinas, num menu de degustação que harmoniza a gastronomia com o vinho da região. Seguidamente, às 18h00, decorrerá a sessão de abertura do Festival com a exibição do filme Tábuas com História, de Marcoantonio del Carlo.

Às 21h30 serão exibidas as nove curtas-metragens a concurso. Em paralelo, será servido um jantar cujo tema “Fork You” nos remete para as delícias gastronómicas da Bairrada. Um jantar desenvolvido pelo chefe Daniel Costa, do restaurante Alma, e os alunos finalistas do Curso de Culinary Arts. O serviço será realizado pelos finalistas de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas que preparam alguma animação para o jantar.

A 27 de janeiro, o almoço temático terá como mote, “Não julgues o prato pelo ingrediente”, com a intervenção do chefe João Sá e dos alunos finalistas de Gestão e Produção de Cozinha 3A. Uma refeição marcada pela utilização de ingredientes menos habituais. O repasto noturno, denominado, "Bairrando", fica a cargo dos chefes António Henriques, Marlene Vieira e Andreia Moutinho, juntamente com os alunos do 3º semestre turma B de Gestão e Produção de Cozinha.

Ainda na sexta-feira decorre o lançamento do livro “O Vinho na Ponta da Língua”, de Maria João Almeida; a mostra de produtores, a banca “Comias-me?”, dos alunos de GPC3A, onde estarão ingredientes e petiscos com história.

Entretanto, no auditório, terá lugar mais uma sessão de “Cinema a Copo” exibindo um dos dez filmes do festival que este ano conta com a participação de concorrentes nacionais e estrangeiros, onde marcam presença países como a Dinamarca, o Brasil, Canada, Alemanha, França e Espanha.

Já no sábado, continuam as atividades com um showcooking de doçaria, da responsabilidade do chefe Inácio Berlinda, formador da EHTL; seguido da exibição de filmes e entrega de prémios às Curtas-Metragens vencedoras.

artigo do parceiro:

Comentários