Caldeirada à Pescador da Costa de Caparica motiva Festival até abril

Até 9 de abril a Costa de Caparica acolhe mais uma edição do Concurso da Caldeirada à Pescador, evento que se realiza há 33 anos. O festival conta com a participação de 11 restaurantes que apresentam este prato repleto de sabores do mar.

O Concurso da Caldeirada à Pescador é uma homenagem à tradição secular da sabedoria dos homens do mar, na sua qualidade de pescadores e de criadores deste prato gastronómico, confecionado com o peixe fresco pescado na zona da Costa de Caparica.

O Concurso da Caldeirada à Pescador conta com a participação dos seguintes restaurantes: "Borda D´ água", "Ohhh TC", "O Barbas Catedral", "O Barbas Tertúlia", "O Camões", “Cabana do Pescador", "Praia do Castelo", "Carolina do Aires", "Só Grelhados", "O Tarquínio" e "BBQ - Tapas e Petiscos".

À semelhança das edições anteriores, será feita uma homenagem a quem faz a história desta terra de pescadores. Este ano serão homenageadas as 11 vítimas do naufrágio do “Pensativo”, que perderam a vida na tragédia que ocorreu a 12 de dezembro de 1929 ao largo da Costa da Caparica.

O “Pensativo” era um saveiro em meia-lua, fazendo parte da primeira geração deste tipo de embarcações que praticava Arte-Xávega na frente Atlântica. A tripulação (chamada de companha) era constituída por 56 pessoas, 21 a bordo e 35 em terra.

artigo do parceiro:

Comentários