Aveiro - Chefes vão protagonizar demonstração gastronómica com algas e outros produtos aveirenses

A 1 de fevereiro dois chefes vão dar mostra e prova do que de melhor a cozinha local tem para oferecer. Dois espaços da cidade da Ria vão acolher o evento gastronómico “Algas com Todos”, com diversos protagonistas: o bacalhau, as conservas, o pão e mesmo macroalgas marinhas indicadas à alimentação.

É certo que os ovos-moles se tornaram uma imagem de marca de Aveiro. Diga-se de passagem, só por si um tentador argumento para visitarmos a mesa da cidade à beira Ria. Aveiro tem, contudo, muito mais para mostrar e provar no que à cozinha diz respeito.

Nesse sentido, a 1 de fevereiro, alguns chefes de cozinha unem-se em torno da iniciativa “Algas com Todos”. Um dia para, em diversos pontos da cidade, provar alguns dos produtos regionais.

Desta forma, entre as 12h00 e as 16h00, a Praça do Mercado Manuel Firmino e o Fórum Aveiro, acolhem demonstrações de cozinha dos chefes Martinho Moniz (Hotel Lisboa em Macau) e Tony Martins (Iguarias Sábias e Casino da Figueira).

As propostas apresentadas pelos profissionais de cozinha vão incluir os seguintes ingredientes: macroalgas marinhas, bacalhau, dourada/robalo, enguias, ostras e salicórnia, conservas, sal marinho tradicional, flor de sal, pão, vinho.

Este é um evento que, alerta a organização, procura, entre outras metas, “proporcionar a oportunidade de conhecer produtos e produtores da região, valorizar os produtos regionais e incentivar o seu consumo, alertar as pessoas para uma boa alimentação”.

A iniciativa “Algas com Todos” é uma organização das empresas ALGAplus - Produção e Comercialização de Algas e Seus Derivados; Iguarias Sábias.

artigo do parceiro:

Comentários