André Silva é o chefe cozinheiro do ano 2013

O subchefe da Casa da Calçada, em Amarante, ganha um estágio de um mês com o chefe Alex Atala no D.O.M, em São Paulo, considerado o 4º melhor restaurante do mundo.

Depois de ter ganho a etapa regional Norte/Centro que dava acesso à final do concurso, André Silva mostrou toda a sua destreza de cozinheiro na última prova que decorreu ontem na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Tortellinis de requeijão com abóbora sobre cremoso de butelos e emulsão de avelã (entrada), Bacalhau Universal do Chefe João Ribeiro numa nova visão (prato de peixe), Porco em várias texturas com cereja foie gras e cremoso de batata trufada (prato de carne) e Morangos do Brejão no seu melhor com ruibarbo e financier, foram os pratos confecionados que garantiram o título.

De referir que na véspera, 20 de novembro, a Casa da Calçada tinha reconfirmado a sua estrela Michelin. “Na Casa da Calçada há uma exigência muito grande, somos incentivados a servir cada vez melhor os nossos cliente e por isso é como participar num concurso, é um desafio diário que nos prepara para todas as situações e nos incentiva a inovar e alargar horizontes”, comentou André Silva. O chefe cozinheiro do ano 2013 estudou na Escola Profissional Infante D. Henrique, no Porto, e trabalha atualmente com o chefe Vítor Matos no Largo do Paço.

Nos próximos dias 28, 29, e 30 de novembro, André Silva fará parte da equipa de chefes nacionais e internacionais no encontro Rota das Estrelas, na Casa da Calçada. No total, passarão pela cozinha do restaurante Largo do Paço 16 reputados chefes, num total de 12 Estrelas Michelin.

Jorge Sousa, do Hotel Tiara Park Atlantic Porto, venceu o prémio inovação Helmut Ziebel.

artigo do parceiro:

Comentários