Abrantes volta a «estar com os azeites»

Entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março, Abrantes vai acolher o III Encontro Ibérico do Azeite. Um simpósio, um mercado criativo e um espaço gastronómico vão animar os três dias do evento.
créditos: Prevenir

O simpósio técnico decorre nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Cineteatro S. Pedro, abordando três grandes áreas: o Azeite, os Mercados ou ainda a Política. Uma oportunidade para debater e reconhecer importância crescente da fileira do azeite para o desenvolvimento económico e social do país, trocar experiências e criar laços de cooperação a nível ibérico.

Em simultâneo, o Mercado Criativo permitirá encontrar diferentes espaços expositivos como o "DOCAZEITE - ABRANTES”, uma mostra subordinada ao tema "O Azeite em Abrantes - 2000 anos de história", além da exposição e venda de azeites por produtores do concelho, produtos cosméticos feitos com Azeite e artesanato.

Já o espaço gastronómico irá disponibilizar os melhores petiscos com azeite. Os "Sabores com Azeite", o "Showcooking" com a presença do chefe José Maria Lino [Cookme]  e do chefe Pasteleiro Fernando Correia com a colaboração dos alunos da EPDRA (Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Abrantes), anunciam momentos de degustação únicos para quem pretende "ficar com os azeites". Outros workshops incluem temas como "O Olival lá de casa - técnicas de poda de oliveira", "Produção de Sabonetes com Azeite", ou os Cursos de Iniciação e Avançado à Prova de Azeite, bem como a realização de uma feira do livro.

O Encontro Ibérico do Azeite é organizado, entre outras entidades, pela Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com o Gabinete de Planeamento e Políticas (Ministério da Agricultura, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo), Casa do Azeite (Associação do Azeite de Portugal.

artigo do parceiro:

Comentários