A tequila vai ser a estrela do próximo Lisbon Bar Show

A terceira edição do encontro vai ter lugar na Tapada da Ajuda, nos dias 17 e 18 de maio. Os bilhetes já estão à venda e esperam-se algumas novidades, a eleição dos melhores locais e profissionais e ainda a final de um concurso de copos.

Esta pode ser a última vez que o Lisbon Bar Show se realiza na Tapada da Ajuda, revelou Alberto Pires, mentor do grande encontro de barmen. “Adoramos o espaço, mas já é impossível alojar todos os expositores”. Ou seja, quem ainda não conhece o luminoso pavilhão de exposições deve aproveitar para ir este ano, até porque há serviço de valet parking e shuttles para levar os interessados até à porta.

Para a edição de 2016, estão confirmados cerca de 20 oradores internacionais, entre os quais as pessoas que provavelmente mais sabem sobre cocktails no mundo: Jared Brown e Anistatia Miller, do Mixellany. Mas também Martina Breznanova, considerada a terceira melhor bartender do mundo; José Luis Leon, que vem diretamente da Cidade do México para falar de tequila; Antonio Lai, gerente de vários bares em Hong Kong; Tomas Estes, uma das duas únicas pessoas acreditadas a nível mundial para falar de tequila; e Thanus Prunaru, de um dos bares mais prestigiados do mundo, o Baba Au Rum, de Atenas. Presentes vão estar também os melhores profissionais portugueses, caso de Humberto Saraiva Marques, do Curfew Cocktail Bar, em Copenhaga; Paulo Figueiredo, Jorge Camilo e Armando Rosário,  entre outros.

Como se percebe, a tequila (bem como o mezcal e outros produtos mexicanos) vai estar em destaque nesta edição, que conta com o embaixador do México em Portugal na abertura.

A destacar ainda, no primeiro dia, a grande final do concurso de design Glassology by Libbey. Dos seis finalistas, dois são portugueses: João Couto, dos Açores, e Nuno Silva, de Famalicão. O vencedor verá o seu copo entrar na próxima coleção da marca.

O segundo dia, por coincidir com o Dia Nacional do Cocktail, terá um Brinde Oficial com todos os bartenders presentes. Na data, uma rede de 100 bares aderentes em todo o país terá cocktails inéditos a preços acessíveis durante a semana de 18 a 25 de maio. É ainda o dia do Vintage Cocktail Competition e da entrega de prémios Lisbon Bar Show.

O Lisbon Bar Show é dedicado aos profissionais do setor, mas aberto ao público em geral. Cada bilhete custa 23€, em pré-venda até 10 maio, para os dois dias do evento. As entradas compradas no dia do evento sobem para 30 euros. Uma vez lá dentro, o acesso é livre e dá direito a degustação de bebidas em todos os expositores presentes, que representam cerca de 90% da indústria.

Para distinguir os melhores profissionais, bares e marcas, foram criados os prémios Lisbon Bar Show, que este ano contam com uma nova categoria, a de melhor embaixador de marca.

FINALISTAS 2ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS LISBON BAR SHOW

Melhor Cocktail

Wild Pitch por Paulo Gomes

Shake Your Moneymaker por Zé Robertson

Roger Rabbit por João Severino

Bibó Porto – Carlos Santiago

Melhor Bar

Cinco Lounge

Red Frog

Columbus Bar

100 Maneiras Bistrô

Melhor Bar de Hotel

Rooftop – Hotel Mundial

Tabik Bar  - Hotel Bessa Lisboa

Tempus Bar – Hotel Corinthia

Bar do Vila Vita Parc Resort & Spa

Melhor Equipa de Bar

Columbus Bar

Red Frog

Cinco Lounge

Tabik

Melhor Carta de Bar

Red Frog

Columbus Bar

Cinco Lounge

Tabik Bar

Melhor Bartender

Carlos Santiago

Paulo Gomes

Zé Robertson

André Reis

Produto do Ano

Haig Club

Monin Lichia

Schweppes Hibiscus

Friends Gin Premium

Melhor Barmaid

Magda Viegas

Carole Coelho

Flavi Andrade

Carla Taveira

Melhor Bartender Internacional

João Eusébio

Pedro Paulo

Humberto Saraiva Marques

Paulo Figueiredo

Nova Categoria - Melhor Embaixador de Marca

Rui Príncipe – Bacardi

Tiago Rodrigues -Diageo Reserve Brands

César Costa – Drinks Nation

Rui Torres - Ferdinand's Saar

artigo do parceiro:

Comentários