Fotografia de culinária - A importância de uma boa base

Nazaret Nascimento, fotógrafa especializada em fotografia de culinária e food styling, traz-nos dicas e conselhos sobre a arte de captar as melhores imagens quando a temática é a cozinha e os seus ingredientes. Nesta sua primeira abordagem, Nazaret explica-nos a importância de uma boa base como fundo para uma fotografia de culinária.

Dependendo da história que querem contar, muitas vezes encontramos uma boa base para a nossa fotografia nos sítios ou objectos mais inesperados, como uma mala de viagem por exemplo, ou uma porta antiga. Consoante o vosso estilo, é importante que escolham aquela que mais tem a ver visualmente com o prato e história que querem contar.

Por vezes não é fácil encontrarmos à nossa volta a base que o cliente nos pediu ou aquela que imaginámos que ficaria melhor na nossa imagem, e por isso temos de contratar alguém que a possa fazer ou então temos de tentar fazê-la nós.

O exemplo que vos trago hoje é uma base composta por ripas de madeira soltas com um efeito "usado" que foi aplicado na madeira para fazer o efeito de "mesa de campo". Se estão à procura de bases em madeira, aconselho-vos a procurarem a serração mais próxima e em vez de mandarem fazer tampos de mesa com medidas fixas, comprem as ripas por separado para depois poderem compor a vossa imagem consoante o tamanho das coisas que têm de fotografar. Assim evitam terem de se preocupar com a logística do transporte, por exemplo.

Nazaret Nascimento publica regularmente o seu trabalho no blog Imagens no Ponto.

 

artigo do parceiro:

Comentários