O ano da orquídea radiante e do azul deslumbrante

Pantone revela o top 10 de cores para a primavera/verão 2014 (fotos)

O orquídea radiante é oficialmente a cor deste ano mas já se sabe que não será a única.

A Pantone, considerada a autoridade internacional da cor, acaba de divulgar a lista dos 10 tons que vão marcar a primavera/verão de 2014.

A tulipa violeta e o azul deslumbrante são, a par dos hemlock, outras das tonalidades que vão brilhar nos próximos meses.

De acordo com este organismo, que trabalhou de perto com vários criadores norte-americanos para elaborar a listagem agora apresentada, 2014 é o ano do contraste, aconselhando os estilistas a combinar tons pastel com outros mais arrojados.

Estas são as 10 (novas) cores a ter em conta para os seus looks primaveris e estivais:

Azul dazzling

Um azul menos forte que o cobalto blue que fez furor nas estações passadas mas, ainda assim, igualmente intenso, vistoso e… deslumbrante! Esta cor já é usada por 17,05% dos criadores.

Violeta tulipa

Uma cor que apela à nostalgia romântica e a um estilo vintage personalizado que muitas mulheres estão a adotar. Esta cor já é usada por 16,47% dos criadores.

Orquídea radiante

Entre o cor de rosa e o roxo, ameaça ser a protagonista dos armários femininos durante os próximos meses. Esta cor já é usada por 15,88% dos criadores.

Laranja celosia

A intensidade do cor de laranja forte vai ganhar destaque nas montras das lojas nos próximos meses e também em muitas das silhuetas que vão aproveitar o verão. Esta cor já é usada por 10% dos criadores.

Amarelo frésia

Indiscutivelmente associada à primavera e ao verão, esta cor volta a surgir em força, agora numa tonalidade ainda mais sedutora. Esta cor já é usada por 8,24% dos criadores.

Pantone

Vermelho cayenne

O verão pede cor e este vermelho suave, sozinho ou coordenado com peças sempre intemporais em preto, garante o contraste que ditam as tendências. Esta cor já é usada por 7,65% dos criadores.

Azul plácido

Tranquilo e agradável, este tom, mais suave e discreto que o azul deslumbrante, volta a colocar esta cor na linha da frente das tendências femininas. Esta cor já é usada por 7,06% dos criadores.

Cinzento paloma

Um cinza em tons de prata que contrasta com algumas das tonalidades mais fortes e marcadas que integram esta lista. Esta cor já é usada por 6,47% dos criadores.

Bege areia

Uma cor pastel que assenta bem em peles morenas e bronzeadas mas que também pode surpreender em peles mais claras. Esta cor já é usada por 5,88% dos criadores.

Verde hemlock

Um verde suave que já vem sendo usado, ainda que de uma forma discreta, por criadores como Davidelfín, que já o tinha integrado na sua colecção de 2009. Esta cor já é usada por 5,3% dos criadores.

As combinações estéticas a fazer

No que se refere a combinações, muitas especialistas em moda feminina aconselham a coordenar o azul deslumbrante com o vermelho cayenne e com o orquídea radiante para um efeito surpreendente, sobretudo em vestidos de inspiração tropical. No que se refere a trajes de festa, o violeta tulipa é um dos mais apontados, tal como o laranja celosia e o amarelo frésia.

Pantone

O top 10 dos homens

As cores em voga para os homens são também muitas das que são sugeridas para as mulheres, mudando apenas a ordem. Para eles, a cor do ano é o azul plácido, seguido do cinzento paloma, do azul deslumbrante e do vermelho cayenne. Entre os tons só deles, o destaque vai para o púrpura magenta, o verde comfrey e o bruma púrpura, que substituem o violeta tulipa, o orquídea radiante e o verde hemlock.

As cores que os homens devem privilegiar na primavera/verão 2014 são:

- Azul plácido
- Cinzento paloma
- Azul deslumbrante
- Vermelho cayenne
- Bege areia
-Laranja celosia
- Púrpura magenta
- Verde comfrey
- Bruma púrpura
- Amarelo frésia

Pantene

Texto: Luis Batista Gonçalves com imagens e infografias cedidas por Pantone

Comentários