O pedido de casamento é uma formalidade obrigatória

Homens, sigam estes conselhos para tornarem o pedido de casamento inesquecível para elas

Hoje propus-me falar sobre o pedido de casamento por considerar que este é talvez um dos atos mais marcantes e célebres na vida de um casal, mas infelizmente nos últimos anos tem vindo a ser desvalorizado e até mesmo banalizado. Muito casais de namorados, talvez por considerarem conhecer-se tão bem, por já morarem juntos e por verem o casamento com um rumo certo nas suas vidas, dispensam a formalidade que este ato requer. No entanto, e falo enquanto mulher, o pedido de casamento tem um significado muito forte, sobretudo para a mulher. Por mais que seja visível a vontade de ambas as partes em dar um passo tão importante, o pedido de casamento é o verbalizar, o concretizar da vontade.  

Os homens costumam ser mais simplificados neste tipo de conceito e pensam que pelo fato de já terem demonstrado vontade de casar em algum momento ou conversa, é por si só suficiente para formalizar. No entanto, para a mulher, as coisas são diferentes e a o lado romântico fala mais alto. Nada faz sentido sem que o pedido seja feito...  Ela até pode imaginar “como será o vestido de noiva, onde será o copo de água, ou até mesmo a cor da decoração” mas a grande viagem pelos preparativos do grande dia só começa efetivamente depois do pedido de casamento. E, neste assunto, ainda defendo a tradição. Embora nada impeça que os papéis se alterem, o lado mais sensível da mulher faz com que seja ela a desejar ser pedida em casamento.

“Tudo aconteceu na nossa viagem de férias à Jamaica. Estávamos a caminho do quarto... ele parou, eu parei ... e vejo retirar do bolso um objeto: um búzio. No interior, havia um anel que poucos segundos depois veio acompanhado de um pedido de casamento. Fiquei sem falar, demorei dois minutos a responder. Tinha-me mentalizado que o pedido de casamento não era importante, mas naquele momento descobri que era”, descreve Sara Silva o momento em que foi pedida em casamento.

Note-se que a um pedido de casamento não tem de estar inerente uma despesa milionária. Espera-se um momento bonito, romântico e acima de tudo criativo e memorável.  Como tal, o grande segredo é a estratégia e planificação

Seguem alguns conselhos para tornar o seu pedido de casamento num momento inesquecível.

1 – Certifique-se da certeza dela quanto ao tema: Casamento.

Por mais que tenhamos o feeling que a resposta será “ sim”, convém ter a certeza. E essa certeza consegue-se com algumas conversas subtis abordando temas como: planos para o futuro, vida a dois, casamento, família. etc. Se a conhecer bem, pelas  palavras dela terá a resposta que precisa.

2 – Através da personalidade dela decifre como gostaria  de ser pedida em casamento

Esta dica implica perceber se a outra pessoa é mais discreta e sonha com um pedido de casamento mais íntimo, a dois,  ou se por outro lado, é mais extrovertida e um pedido de casamento público seria a sua cara.  

3 – Use a criatividade e planifique bem o momento

Pedir a sua “ cara –metade” em casamento não implica ter de investir centenas de euros. Delinie estratégias, planifique o momento ao pormenor e seja criativo.  O momento deve ser memorável ... tudo pode acontecer num simples mas bonito jantar à luz de velas, ou então preparar uma serenata de amor. Existem muitas tunas universitárias que dispõem desse serviço e o valor é simbólico.

4 – Fique atento ao momento certo de fazer o pedido

Deve concentrar-se em encontrar um momento certo que pode ser um data especial, um passeio romântico ou até mesmo um viagem de férias. Devem estar relaxados e felizes.

5 – Certifique-se que consegue registar o momento

Se o pedido de casamento for público com a presença de amigos e família, este não será um problema, pois haverá imensa gente a disponibilizar-se para retirar imagens. Mas se por outro lado, for mais discreto e implicar apenas a presença dos dois, não deixe de pedir a alguém ... o chef de sala do restaurante, o transeúnte que está a passar e que não se importará de esperar um pouco (até vai achar piada) ... não deixe é de registar um momento que é único e que ficará para sempre na memória.

6 – Não dispense o anel de noivado

O anel já vem dos hábitos mais antigos mas continua a ser indispensável. É o simbolo do momento, da fidelidade e do Amor. Existe uma grande oferta de anéis de noivado para todas as carteiras, dos mais baratos aos mais caros  (swarovski., eternis, pandora) Aquela ideia de que um anel de noivado é obrigatoriamente caro é completamente errada. 

artigo do parceiro:

Comentários