Dress Code: Fatos

Hoje em dia, os homens estão cada vez mais atentos à moda e no que diz respeito aos fatos, esses não ficam atrás. Se ainda tem dúvidas sobre o que deve utilizar e conjugar, vamos dar-lhe uma ajuda.

Os homens dão cada vez mais atenção à sua aparência e à imagem que passam aos outros. Em ambientes profissionais, a maioria ainda usa fato e gravata por transmitir elegância e sofisticação. Para ter um aspeto sempre impecável existem algumas regras e conselhos que se deve seguir, uma vez que, um bom fato pode contribuir em muito para construir uma imagem de sucesso. Começando pela escolha e compra do fato -  Deve investir-se em peças com um bom corte, que se adequem ao seu tipo de corpo e em materiais de qualidade, dando preferência à lã e ao algodão e deixando de lado as fibras sintéticas. Ao comprar um fato esteja atento às medidas e altura de alguns elementos, principalmente, dos punhos e da bainha (que não devem ser demasiado compridos, até se deve ver um pouco da manga da camisa por baixo do casaco) e do colarinho e das ombreiras, que devem assentar e terminar à largura dos ombros. Não escolha um fato que fique demasiado justo, deixe espaço para respirar, se mexer e sentir confortável. Este é o ponto principal num bom fato: sentir-se confortável para se sentir confiante.

Para o modelo do casaco, se estiver na dúvida sobre o que lhe assenta melhor opte por modelos mais clássicos e intemporais. Existem, porém, tipos de corte que deve ficar a conhecer, o Slim Fit, tendência atual, adequada para homens mais altos, atléticos e esguios, e o Regular Fit, para homens de estrutura mais larga, uma vez que ajuda a esconder aquelas gordurinhas a mais. Para quem tem um corpo com características que não se adaptam às medidas comuns das lojas, pode sempre recorrer ao alfaiate, não só para ajustar o fato adquirido ou para a confeção de um fato à medida que, de certo, lhe irá assentar na perfeição! O número do casaco do fato equivale à largura do peito do homem, por isso, um 46 corresponde a 46 cm de largura de peito. Este pode ser um dado elementar mas que o pode auxiliar na decisão de que casaco levar da loja. Convém o casaco ficar à altura da mão (medida tirada com o braço esticado)e deve ser comprido o suficiente para cobrir o fecho das calças; estas não devem ter as conhecidas pregas uma vez que não favorecem a maioria dos corpos.

Outro aspeto que deve ter em conta são as aberturas nas costas: a escolha de um casaco com ou sem aberturas depende se usa ou não muito os bolsos. Um casaco sem abertura amarrota mais e é mais indicado para pessoas mais magras e que não usem muito os bolsos. Se o blazer tiver uma ou duas aberturas facilita o movimento e o uso dos bolsos.

Comentários