Os homens dão cada vez mais atenção à sua aparência e à imagem que passam aos outros. Em ambientes profissionais, a maioria ainda usa fato e gravata por transmitir elegância e sofisticação. Para ter um aspeto sempre impecável existem algumas regras e conselhos que se deve seguir, uma vez que, um bom fato pode contribuir em muito para construir uma imagem de sucesso. Começando pela escolha e compra do fato -  Deve investir-se em peças com um bom corte, que se adequem ao seu tipo de corpo e em materiais de qualidade, dando preferência à lã e ao algodão e deixando de lado as fibras sintéticas. Ao comprar um fato esteja atento às medidas e altura de alguns elementos, principalmente, dos punhos e da bainha (que não devem ser demasiado compridos, até se deve ver um pouco da manga da camisa por baixo do casaco) e do colarinho e das ombreiras, que devem assentar e terminar à largura dos ombros. Não escolha um fato que fique demasiado justo, deixe espaço para respirar, se mexer e sentir confortável. Este é o ponto principal num bom fato: sentir-se confortável para se sentir confiante.

Para o modelo do casaco, se estiver na dúvida sobre o que lhe assenta melhor opte por modelos mais clássicos e intemporais. Existem, porém, tipos de corte que deve ficar a conhecer, o Slim Fit, tendência atual, adequada para homens mais altos, atléticos e esguios, e o Regular Fit, para homens de estrutura mais larga, uma vez que ajuda a esconder aquelas gordurinhas a mais. Para quem tem um corpo com características que não se adaptam às medidas comuns das lojas, pode sempre recorrer ao alfaiate, não só para ajustar o fato adquirido ou para a confeção de um fato à medida que, de certo, lhe irá assentar na perfeição! O número do casaco do fato equivale à largura do peito do homem, por isso, um 46 corresponde a 46 cm de largura de peito. Este pode ser um dado elementar mas que o pode auxiliar na decisão de que casaco levar da loja. Convém o casaco ficar à altura da mão (medida tirada com o braço esticado)e deve ser comprido o suficiente para cobrir o fecho das calças; estas não devem ter as conhecidas pregas uma vez que não favorecem a maioria dos corpos.

Outro aspeto que deve ter em conta são as aberturas nas costas: a escolha de um casaco com ou sem aberturas depende se usa ou não muito os bolsos. Um casaco sem abertura amarrota mais e é mais indicado para pessoas mais magras e que não usem muito os bolsos. Se o blazer tiver uma ou duas aberturas facilita o movimento e o uso dos bolsos.

O fato deve ser escolhido consoante a ocasião, o posto de trabalho e a personalidade do homem que o usa. Por exemplo, para eventos de dia deve optar-se por cores mais claras e quanto mais tarde for, mais escuras as cores devem ser. Como tentar igualar tons é difícil, o fato deve ser completo ou então, constituído por peças de cor completamente distintas, para que não pareça uma tentativa falhada de conjugação. Relativamente às cores, a escolher existem cores como o cinzento e o azul escuros que são mais versáteis que o preto, combinam com mais cores e normalmente não comprometem quem os usa, dando para eventos mais formais ou semi-formais.

Existem outras formas de conferir ao fato um aspeto mais formal ou casual: elementos como os botões são um bom exemplo. Para um look mais descontraído opte por casacos de apenas um botão. Quanto mais botões, mais formal o casaco. Em qualquer um dos casos, em casacos com mais de um botão, não aperte o ultimo. Os acessórios são também uma excelente forma de complementar o look e torna-lo mais versátil. Desde o lenço, suspensórios, relógios, gravatas e coletes a oferta é muita e as regras são algumas, por exemplo deve saber que o colete torna o look mais formal e que o botão inferior não deve ser apertado. Em relação às gravatas, o acessório de maior destaque e permitem um toque mais pessoal e de demonstração da personalidade, mas sem exageros e bonequinhos! Se tem dúvidas siga algumas regras: a gravata não deve ser muito larga (correspondendo mais ou menos com a largura da lapela), não deve coincidir com a cor do lenço, não deve ser muito comprida, ficando à altura do cinto das calças,  se a camisa for lisa, a gravata deve ser lisa ou estampada e se se der o caso de a camisa ser estampada, a gravata deve ser lisa e sempre um tom mais escura.

Apesar de todas as regras listadas a cima, estas são apenas guidelines e pode sempre coordenar cores e padrões, como listas verticais que, favorecem o corpo parecendo mais esguio. Opte por cores neutras e suaves para as camisas, de forma a poder ser mais criativo nos acessórios. Se for uma pessoa divertida, vingue-se nas meias com padrões e coloridas e esqueça o idealismo de combinar as meias com a cor do fato, mas continue a ver se são compridas o suficiente para que a perna não fique exposta quando se senta.

Para terminar, deixamos-lhe algumas imagens para que se inspire e veja que, apesar de tantas fórmulas não é tão difícil quanto parece e que primeiro que tudo, o essencial é o fato assentar bem.