Convidado com estilo

O casamento é dos poucos eventos onde os homens são, enquanto convidados, obrigados a usar um estilo de roupa mais tradicional - o chamado fato e gravata (tirando aqueles que tradicionalmente já se vestem dessa forma para a labuta diária).

Ser convidado de um casamento não é tarefa fácil, porque não são só os noivos que se aperaltam. Os convidados têm de responder ao convite com a mesma pompa e circunstância que os anfitriões. Na realidade, no fim todos irão posar para uma foto e todos contribuirão para o sucesso e para o nível da cerimónia.

Se as mulheres têm multlipas opções de escolha, os homens não lhe ficam atrás. Por isso, hoje deixamos algumas dicas especialmente desenvolvidas a pensar nos convidados masculinos.

1. Tenham em atenção o local do casamento:

Um casamento na cidade dá-nos maior liberdade de escolha: mix de clássico com contemporâneo, em alguns casos até um estilo mais informal - como a combinação de um fato slim fit com ténis ao género all-star - é permitido. Se o convite for para um casamento no campo ou num local que exiga alguma formalidade, vistam-se à altura: fato clássico ou smoking com sapatos a condizer.

2. Sapatos bem engraxados e fato e camisas engomadas na perfeição

Tolerância zero ao desleixo. Há que estar impecável neste dia. É o mínimo que se pode fazer, tendo em conta todo o esforço financeiro e pessoal que os noivos fizeram para vos receber. É uma festa geral, temos de estar no nosso melhor. Nada de camisas ou calças com vincos e sapatos sem graxa nem vê-los.

3. Não usem artigos novos neste dia, a não ser que...

...que já os tenham experimentado um dia ou dois antes do casamento. Não queiram estrear sapatos ou camisas em casamentos. No caso dos sapatos o mais certo é terminarem o dia com os pés feitos num fanico.

4. Atenção ao estado do tempo

Antes de escolherem o que vão vestir, vejam as previsões do tempo. Não vão querer ser apanhados despercebidos. Vale mais prevenir do que remediar.

5. Escolham um fato no tecido certo

Mais do que a cor, o importante, para que num casamento não se tornem numa espécie de cascata de suor, é o tecido do vosso fato. Se o casamento for no verão (a maioria é) optem por um fato em linho, com uma camisa 100% linho por baixo. Se já assim podem sofrer com o calor, imaginem um casamento em agosto com um fato em algodão....explodem!

Claro que existem diferentes tipos de casamentos, desde os mais formais aos mais informais e descontraídos. O importante é que se sintam bem e confortáveis com a roupa que escolheram e que nunca se esqueçam que hoje são convidados e amanhã podem ser os anfitriões. Não usem nos casamentos dos outros o que não gostassem que usassem no vosso casamento.


artigo do parceiro:

Comentários