1. Use um spray protetor

Como mais vale prevenir do que remediar, um produto em que deve apostar para menter os seus ténis sempre limpos é um spray protetor. Este vai ajudar a criar uma barreira protetora exterior e evitar o aparecimento de manchas, sujidade e humidade.

2. Cuidado com a forma como limpa o calçado

A regra de ouro é não aplicar produtos agressivos, independentemente do tipo de material e/ou mancha que os ténis possam apresentar. O calçado de pele ou camurça pode ser limpo com uma toalhita húmida mas, se reparar que a mancha se está a expandir em vez de desaparecer, deve parar imediatamente. Pode apostar numa borracha de limpeza adequada a este tipo de material onde apenas tem de esfregar sobre a superfície manchada como se de uma borracha normal se tratasse.

Como o tecido e a lona têm uma maior tendência para a sujidade, pode apostar num kit de limpeza para sapatilhas sujas. Em material sintético a solução pode variar consoante a mancha, sendo possível usar um kit de limpeza com recurso a escova ou algo menos agressivo se o material assim o requerer.

A máquina de lavar é desaconselhada por ser um método mais agressivo e que vai estragar mais facilmente os ténis devido à centrifugação.

3. Cuide bem dos detalhes para este se matenham como novos

Os pequenos detalhes também importam, não basta mantê-los limpos. Um deles são os cordões. Se tiver os ténis limpos e os cordões sujos, de nada vai adiantar. Pode colocá-los na máquina dentro de umas meias ou de um saco de rede para não os perder ou apostar nuns cordões que são repelentes de líquidos.

Para evitar o cheiro a chulé, pode experimentar na aquisição de pequenos ambientadores que podem ser colocados no interior dos ténis de forma a melhorar o seu odor ao longo do dia.

4. Afaste-os do pó e da luz

Se tem o hábito de chegar a casa, se descalçar e deixar os seus ténis em qualquer lado fica a saber que isso está errado. Ao fazer isto, vai deixá-los expostos seja ao pó, seja à luz natural ou artificial, o que pode manchar e até alterar a cor das sapatilhas.

O ideal é guardá-las sempre nas suas caixas originais ou em em caixas de tecido de forma as proteger dos raios de sol e da luz.