O grupo “Project Harpoon” causou uma grande polémica nos Estados Unidos ao alterar, de forma drástica, a aparência física de várias mulheres e modelos plus-size, deixando-as mais magras. As modificações, feitas com recurso ao photoshop, eram colocadas no Facebook oficial do grupo com a seguinte hashtag #skinnyacceptance.

Para os autores, este projeto servia apenas como “inspiração” aos milhares de mulheres que lutam diariamente contra o excesso de peso, mostrando-lhe como seriam “se perdessem alguns quilos” e adoptassem um estilo de vida saudável.

Megan Trainor, Mellisa McCarthy, Kelly Clarkson e Rebel Wilson foram algumas das celebridades que não escaparam a esta campanha. Algumas das mulheres anónimas mostraram a sua indignação perante a campanha, dizendo sentir “nojo” pelo autor das montagens. “Isto é uma forma de abuso online, e é um problema crescente. Acho que este tipo de projeto pode ser muito perigoso para algumas adolescentes”, disse uma das mulheres ao site de notícias BuzzFeed.

A indignação acabou por se espalhar aos utilizadores das redes sociais que não gostaram das imagens partilhadas pelo “Project Harpoon”. “Isto é doentio”, “Uma vergonha” ou “ Isto é ridículo”, foram alguns dos comentários deixados pelos utilizadores nas redes sociais.

O Facebook e Instagram acabaram por encerrar as contas oficiais do projeto.