Balenciaga copia saco de compras do IKEA

A marca de moda inspirou-se no típico saco azul e recriou-o, mas com uma grande diferença: é que o saco azul da loja de decoração custa 50 cêntimos, enquanto que a mala inspirada custa a módica quantia de 1.700 euros. Saiba mais sobre esta polémica.

As duas servem para o mesmo fim: ir às compras! No entanto com uma diferença de preços bastante grande. Uma é o famoso saco de compras de plástico Frakta do IKEA, que custa 0,50€ enquanto que a outra é a nova shopping bag da Balenciaga, feita toda em pele, e que custa 1700€.  O facto de serem parecidas não é de todo coincidência, já que Demna Gvasalia, o diretor criativo da marca de luxo é conhecido por detetar ícones da cultura popular e utilizá-los para provocar e fazer perguntas sobre o que deveria ou não ser luxo.

Uma das últimas polémicas foi a criação de uma mala extra extra grande, a fazer lembrar os sacos onde se guardava ou carregava roupa:

A grande diferença entre a nova mala Balenciaga e o saco do IKEA, além do preço, é a qualidade dos materiais. Enquanto que uma é feita de plástico resistente, a outra é feita de pele. O curioso é que o saco do IKEA está com os dias contados, já que já existe um novo protótipo deste saco, mais elegante, com menos impacto ambiental e nas cores castanho e verde. Vamos ver se esta Balenciaga consegue atingir o mesmo sucesso do conhecido saco azul do IKEA, que quase toda a gente tem em casa.

artigo do parceiro:

Comentários