Turismo de bisturi continua em alta

14 milhões de pessoas deslocam-se anualmente para modificar partes do rosto e/ou do corpo de que não gostam. Saiba quais são as cirurgias mais procuradas, os preços e os países onde compensa fazê-las.

Há cada vez mais mulheres (e homens também) que optam por ir ao estrangeiro corrigir aqueles defeitos que tanto as (e os) atormentam, aproveitando para fazer umas férias em beleza. O preço, a reputação dos especialistas e as técnicas inovadoras que se utilizam em muitos países antes de serem importadas para Portugal, aliados ao fator lazer, fazem com que muitos não hesitem na hora de tomar uma decisão.

As cirurgias estéticas mais procuradas

De acordo com dados divulgados na imprensa internacional, 14 milhões de pessoas deslocam-se anualmente para modificar partes do rosto e/ou do corpo de que não gostam. O setor da cirurgia estética move, por ano, 60.000 milhões de dólares, cerca de 52.100 milhões de euros. Estas são as intervenções mais procuradas:

- Operações ao peito

A intervenção estrela é a mamoplastia de aumento, mediante a introdução na zona, através de uma incisão na pele, de uma prótese de forma variável cuja composição costuma ser de silicone. A redução mamária e o lifting de mamas também são frequentes.

- Lipoaspiração

Eliminação do tecido gordo depositado no abdómen, cintura, braços, parte interna ou externa das coxas, rosto, pescoço, costas ou glúteos, através de aspiração e modelação posterior.

- Lifting facial

Esta intervenção, que permite levantar os tecidos faciais para recuperar a firmeza perdida, é muito procurada por mulheres, mas o número de candidatos masculinos também tem vindo a aumentar.

- Rinoplastia

Corrige esteticamente a forma do nariz. Pode ser feita para corrigir problemas de saúde ou por razões meramente estéticas.

- Blefaroplastia

Consiste na correção do excesso de pele ou gordura nas pálpebras através da remoção do mesmo. Também tem muita procura.

Outras intervenções

A lista inclui ainda outros procedimentos estéticos:

- Aumento ou remodelação de glúteos

Muito requisitada por mulheres mas também já por homens, é feita através de implantes de silicone ou da injeção de gordura extraída de outras partes do corpo.

- Implante de pómulos

Esta intervenção estética nas maçãs do rosto costuma ser realizada como complemento do lifting.

- Implante de queixo

Harmoniza as proporções entre o queixo e o nariz, um desejo de milhões de pessoas em todo o mundo.

- Otoplastia

Consiste em modificar o tamanho e a forma das orelhas, corrigir irregularidades (orelhas em bico ou dobradas para baixo) e solucionar problemas do lóbulo, como rasgões no orifício dos brincos.

- Lifting de sobrancelhas

Permite corrigir a forma das sobrancelhas demasiado baixas ou rectas através de uma intervenção que elimina as rugas da testa e melhora a posição do arco.

- Cirurgia vaginal

Consiste na aplicação de uma série de técnicas destinadas ao rejuvenescimento dos genitais femininos. As mais frequentes são a labioplastia (que embeleza os pequenos lábios sem alterar a sua funcionalidade), a vaginoplastia (que devolve aos músculos vaginais a tonicidade perdida por causa dos partos ou do envelhecimento) e a reconstrução do hímen (através de uma série de suturas internas muito delicadas).

Veja na página seguinte: Os paraísos do bisturi

Comentários