Sorriso perfeito em qualquer idade

Os avanços na estética oral possibilitam-lhe conquistar o sorriso com que sempre sonhou

Dentes perfeitos são, para os especialistas, antes de mais, dentes sem cáries, sem mal formações, sem manchas amareladas ou escuras e que tenham uma boa forma.

«Todos estes fatores reunidos significam, não só, uma beleza estética mas uma boa saúde bucal, imprescindível e que nunca pode estar dissociada do chamado sorriso perfeito», refere Esmeralda Martins, médica dentista.

«Quando falamos, assim, em dentes perfeitos, falamos pois em sorrisos perfeitos, agradáveis, jovens e atraentes. Erradamente pensa-se, por vezes, que um sorriso perfeito só existe na juventude mas, atualmente, com as novas técnicas disponíveis, é possível ter um sorriso perfeito em todas as idades», afirma a médica dentista da Clínica Milénio. Com a ajuda desta especialista, damos-lhe a conhecer tudo aquilo que a vai fazer sorrir... sem complexos!

Dentes & envelhecimento

Com o avançar dos anos, «há que estar particularmente atento aos problemas de retração gengival que são acompanhados de perda óssea. Este problema avança de forma gradual e, muitas vezes, as pessoas só se dão conta dele quando já ocorreram mudanças signifi cativas na sua boca. os dentes parecem que se tornaram mais compridos (quando, na realidade, foi a gengiva que retraiu), com espaços inestéticos, e é muito frequente começarem a deslocar-se», descreve Esmeralda Martins.

«É vital que o processo seja tratado por um profissional e que o paciente tenha consciência que os problemas estéticos que advêm dessa retração podem ser solucionados com uma intervenção estética. É errado pensar que o avançar da idade vai trazer, inevitavelmente, um sorriso envelhecido com falta de dentes, dentes apinhados ou problemas gengivais. Na minha prática clínica, orgulho-me de ter devolvido sorrisos de 20 anos a mulheres e homens de 40 ou muitos mais anos», salienta ainda.

Lifting emocional

Como salienta a médica dentista da clínica milénio, «tratar da saúde bucal e melhorar o aspeto estético dos dentes funciona como um verdadeiro lifting, devolvendo juventude ao rosto. Esse lifting é também emocional, pois os problemas dentários andam quase sempre a par com problemas de autoestima e integração social.

Da mesma maneira que não se deve pensar que se é demasiado velho para arranjar os dentes, também não é preciso nem desejável adiar os tratamentos dentários e esperar para arranjar os dentes e compor o sorriso. Hoje em dia, os tratamentos são acessíveis e um sorriso perfeito é uma carta de apresentação valiosa numa entrevista de trabalho, por exemplo. É, a todos os níveis, um investimento com um retorno muito grande».

As técnicas mais modernas

Esmeralda Martins destaca o branqueamento brite smile de última geração e/ou a colocação de facetas ou coroas em cerâmica que alteram, corrigem e reabilitam a forma, cor e feitio dos dentes. As duas técnicas podem ser combinadas numa única ida ao dentista. «Na estética dentária não trabalhamos com um modelo único de perfeição. Cada caso é um caso. Cada sorriso é trabalhado à medida e harmonia de cada pessoa. A perfeição consiste em desfrutarmos em pleno do nosso sorriso e não escondermos esse potencial numa boca fechada, mal cuidada», remata a médica dentista.

O que um computador pode fazer pelo seu sorriso

O equipamento Cerec Bluecam possibilita a criação de facetas ou coroas em cerâmica, anulando a necessidade, mais dispendiosa e demorada, de encomendar as facetas feitas em laboratório, simplificando todo o processo. Como explica Esmeralda Martins, «estas novas tecnologias permitem que, numa única visita ao dentista, possa ficar com os dentes alinhados, brancos e com o sorriso perfeito com que toda a gente sonha».

«O sistema é composto por uma câmara intraoral ligada a um computador», esclarece a especialista. «Câmara esta que permite fotografar os dentes a três dimensões (em vez dos tradicionais modelos). As coroas, facetas ou pontes são desenhadas em computador e, de seguida, dá-se ordem a uma cortadora, que faz os dentes em cerâmica, na altura. Finaliza-se dando um pigmento ao tom pretendido e o glaze (brilho)», conclui Esmeralda Martins.

Texto: Teresa d'Ornellas com Esmeralda Martins (médica dentista)

artigo do parceiro:

Comentários