Pele resplandescente com vitamina C

Reponha a hidratação da pele com vitamina C.

Um cuidado de rosto à base de Vitamina C, para repor a hidratação da pele do rosto, depois de um Inverno Rigoroso, é o passo a passo que propomos.

Na Primavera é importante repor a hidratação e reparar a pele do rosto agredida pelo Inverno. Apresentamos um cuidado que, para além de hidratar as peles agredidas pelo frio, pelo vento, etc, também é indicado e aconselhado a peles fatigadas, stressadas, desvitalizadas e sem brilho.

Este cuidado de rosto influencia a síntese de colagénio, elemento estrutural na firmeza e tonicidade, revitalizando a pele e esbatendo rugas e rídulas. A pele fica mais luminosa e resplandescente logo na primeira sessão.

A vitamina C e a saúde

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é essencial para a formação do colágenio, que é importante para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo. O colágenio é uma das proteínas mais importantes do nosso organismo (mantém a união entre os tecidos e constitui 25-30% da proteína total e cerca de 6% do peso total corporal).

Ela ajuda a manter a pele e o tecido conjuntivo e estimula a absorção do ferro no intestino. A vitamina C, assim como as vitaminas do complexo B, são solúveis em água. Qualquer excesso é excretado pela urina. A vitamina C tem função antioxidante. Fortalece o sistema imunológico. Desoxida a vitamina E, ajuda a baixar o colesterol LDL. Melhora o metabolismo do cálcio. Melhora a eficiência dos neuro-transmissores cerebrais, estimula a absorção de proteínas e ferro.

Tem-se propagado a ideia de que o consumo de altas doses de vitamina C reduz as hipóteses de apanhar gripe. Além disso, hoje já é comprovado o seu papel na prevenção de danos causados por radicais livres, mas outras supostas propriedades ainda não foram comprovadas.

Saiba mais na próxima página

A vitamina C na beleza

Para além dos benefícios ao nível da saúde, a vitamina C é eficaz também na beleza. Ela pode prevenir o envelhecimento da pele, produzindo um efeito protector e cosmético. Usado em concentrações adequadas nos cosméticos a vitamina C tem um papel no controlo da oxidação (anti-radicais livres), na estimulação da formação das fibras de colagénio e na protecção em relação à radiação ultra-violeta.

Benefícios

Podemos então apontar os seguintes benefícios da vitamina C na beleza da pele;

- Protege a pele do sol, previne o fotoenvelhecimento (manchas, rugas, desidratação);

- Não provoca irritação como os ácidos, pode ser usada durante o dia;

- Estimula a produção de colágenio, diminui rugas finas e flacidez leve;

- Em quantidades adequadas pode clarear manchas leves.

Protocolo

Este cuidado de reparação à base de vitamina C tem a duração de 60 minutos. É realizado com uma linha de ultraconcentrados em activos que actuam sinergicamente entre si, isto vai permitir sessões personalizados, adaptadas a cada cliente e com solução para cada problema cutâneo.

Normalmente aconselha-se cerca de seis sessões, isto em casos de peles muito agredidas. No caso apresentado 3 sessões foram suficientes para repor os níveis de hidratação, pois a pele apresentava-se um pouco desidratada e com manchas provocadas pelo sol.

Passo a passo

1- Preparação da pele com limpeza facial. Aplica-se o leite de limpeza e depois o tónico. De seguida faz-se uma esfoliação e retira-se o excesso com esponjas humedecidas em água tépida. Aplica-se um sabão à base de hammamelis para retirar o resto das impurezas e acalmar a pele.

2- Depois do rosto estar preparado aplica-se uma máscara hidratante, com vitamina C, em todo o rosto. Coloca-se uma gaze sobre o rosto e fica em repouso durante 20 minutos. Durante este tempo a profissional pode fazer uma massagem aos pés da cliente ou às mãos.

3- Retira-se a gaze com cuidado, a máscara deve estar bem seca para agarrar à gaze. Limpa-se os restos que ficam com uma esponja e tonifica-se novamente a pele. Acalmando com pequenas pressões.

4- Aplica-se um creme finalizante à base de vitamina C, nutritivo e rico.

 

Esteticista: Emília Ferreira

Agradecimentos: L´Espace Santé Beauté, Lisboa ; Manuela Cruz, coordenadora

artigo do parceiro:

Comentários