Ondas de choque

A terapia por ondas de choque é um método que combate o processo de envelhecimento do corpo, a celulite, a flacidez, as cicatrizes e as estrias.

O termo ondas de choque refere-se aos impulsos de tensão mecânicos que se expandem como uma onda num meio (água, ar ou corpo sólido). São ondas de som de alta energia audíveis. Aparecem na atmosfera quando ocorrem eventos explosivos, como tremores de terra, ou quando os aviões ultrapassam a barreira de som.

Na frente da onda, a tensão aumenta a uma velocidade extremamente elevada num curto espaço de tempo, e atinge valores de alta pressão. Na terapia moderna, a energia das ondas de choque é conduzida a partir do local onde é gerada – o gerador das ondas de choque – para as regiões do corpo a tratar.

O equipamento

O equipamento utiliza a combinação de formas de ondas acústicas e eléctricas. A energia penetra nos tecidos e é transformada na forma de ondas acústicas focalizadas dispersas por um aplicador especialmente concebido para o efeito. As ondas mecânicas são geradas pneumaticamente.

A onda de energia resulta da transformação da energia cinética conduzida por ar comprimido. Os Impulsos acústicos induzem vibração nos tecidos conectivos provocando um alongamento alternado e um relaxamento da pele.

Formas de onda eléctrica especial

O aplicador de massagem acústica é utilizado como eléctrodo condutivo, permitindo a aplicação de impulsos de formas de onda eléctrica na área de tratamento. As ondas de forma de estimulação são seleccionadas de acordo com o diagnóstico e protocolo de tratamento definido.

Saiba mais na próxima página

Indicações médicas

 - Dores nas inserções

- Fasciitis, bursite, tendinites

- Calcificação

- Cicatrização de lesões nos tecidos

- Artroses e sintomas secundários

- Problemas de vertebrogenous

- Microtraumas agudos

Efeitos Fisiológicos

 - Firmeza: reduz a aparecimento do efeito de envelhecimento da pele.

- Formação de novos tecidos: melhora a textura e elasticidade da pele.

- Melhora a elasticidade

- Melhora a flexibilidade

- Melhora a textura

Efeitos da estimulação no tecido

- Aumenta o fluxo sanguíneo no tecido

- Grande consumo de oxigénio e outras fontes de energia da área a tratar

- Aumenta e acelera metabolismo dos músculos

- Produz permeabilidade das membranas das células

- Provoca um efeito de drenagem linfática

- Colabora na saída de produtos tóxicos

- Colabora na redução do inchaço dos tecidos

Saiba mais na próxima página

Indicações na área da estética

Celulite e flacidez – Perda da elasticidade ou envelhecimento da pele, celulite fibrótica, irregularidades na textura da pele. Estrias – marcas de alongamento, em qualquer idade. Cicatrizes – especialmente em cicatrizes velhas.

Quais os efeitos da ondas de choque

- Remodelação do colagénio. Processo pseudo-inflamatório causado pelos impulsos energéticos de alto impacto, que dispara a libertação de mediadores de cura, criando a proliferação de fibroblastos. Este processo leva a uma nova faixa de colagénio que garante a estabilidade de dermo-epiderme.

- Eliminação das tóxinas. Melhoria do sistema linfático vascular. Acelera o transporte de metabólicos da matriz extra celular. Este processo leva à redução do edema e rápida regeneração dos tecidos.

- Neovascularização. Crescimento de novos capilares e aumento da microcirculação, oxigenação e metabolismo na área afectada.

Protocolo de tratamento

 • Sessões de tratamento rápidas (máximo 15 min)

• 5-6 sessões

• Packs com duração 3 semanas

• Sem perca de tempo para o paciente

• Sem necessidade de regimes

• Alta percentagem de paciente satisfeitos

• Resultados clinicamente provados

• Para melhores resultados – manutenção do tratamento é recomendada num período de 8 –12 meses

• Não há restrições na combinação com outros tratamentos não invasivos e cirúrgicos

 

Agradecimentos: BTL 

artigo do parceiro:

Comentários