As teorias são várias e é ainda um mistério biológico para o propósito de existirem os pelos em questão. Há quem diga que existem para reduzir o atrito de pele com pele no caso das partes íntimas, outros afirmam que funcionam e atuam como uma barreira protetora contra irritações e sujidade e quiçá para reduzir as probabilidades de 'apanhar' uma doença sexualmente transmissível – mas sendo assim os homens também não deveriam ter ao redor da uretra? - e por fim, os que dizem que servem para aumentar as chances de um relacionamento com outra pessoa.

Ou seja, aquando a puberdade, os pelos púbicos começam a nascer e as glândulas sudoríparas apócrinas ou glândulas de cheiro (presentes nas axilas e área genital) tornam-se ativas e segregam uma substância oleosa que contem uma mecla de proteínas. Esta substância, inicialmente inodora, misturada com diversos micróbios produzem determinado cheiro que faz com que o parceiro se sinta atraído (conscientemente ou não). A este aroma diferente de cada um dá-se o nome de Complexo Principal de Histocompatibilidade (CPH).

Teorias à parte, há uma série de curiosidades acerca dos pelos púbicos, tais como:

- Para quem os tem mais grossos e abundantes pode indicar mais apetite sexual, ou seja, poderá existir um nível maior de testosterona e de andrógeno. Por outro lado, pelos finos e ralos pode significar deficiências hormonais e minerais.
- Fazer a depilação total pelos vistos não é novidade dos últimos tempos, no séc. XIV era comum retirar todos os pelos e colocar um género de peruca. Isto era mais recorrente quando existia algum indício de peste.
- Nos séculos XVIII e XIX havia quem colecionasse os pelos das amadas. Funcionavam como pequenas lembranças e chegaram a ser utilizados como acessórios em alguns chapéus.
- Segundo alguns estudos, as mulheres que fazem a depilação total (ou quase) têm sexo oral com mais frequência.
- Devido a mudanças hormonais com a menstruação, os pelos púbicos não devem ser retirados durante a semana que antecede a vinda da mesma, mas porque geralmente a mulher e a pele têm propensão a estarem mais sensíveis.
- Em Cape Town há o recorde de uma mulher com os maiores pelos púbicos... 78 centímetros!