Desative o envelhecimento cutâneo

Cientistas descobrem o segredo para a juventude e longevidade da pele

O passar dos anos deixa irreversivelmente marcas que acabam por afetar a autoestima de muitas mulheres. Existem, contudo, substâncias e tratamentos que atrasam o envelhecimento cutâneo.

Membro da família fundadora das marcas Davines e Comfort Zone, Davide Bollati preparou-se, através da licenciatura em farmácia e do mestrado em cosmetologia, para ajudar a família no seu negócio.

E, como contou à Ultimate Beauty, acabou por se apaixonar por esta área, pois «trata-se de um campo muito científico e racional mas que, em simultâneo, é muito criativo», justifica. Determinado em criar uma nova abordagem de beleza e longevidade, David Bollati reuniu um comité de médicos e cientistas e, em conjunto, estudaram os mecanismos do envelhecimento da pele e como travá-los.

O resultado? Com a assinatura Comfort Zone, foi lançado Skin Regimen, uma abordagem holística que inclui uma linha de cosmética avançada, um tratamento facial em spa, suplementos alimentares de última geração, um guia de nutrição e estilo de vida e, até, receitas saudáveis para preservar a juventude da pele e combater o seu envelhecimento. Quer saber como tudo começou?

Equipa antienvelhecimento

Como explicou Davide Bollati, «a ciência tem evoluído muito nos últimos anos e agora tornou-se mais claro o que poderemos fazer para viver até mais tarde e melhor e, também, como podemos ter uma pele jovem e melhor mais tempo». O passo seguinte era passar à prática e Davide Bollati
empenhou-se em reunir a equipa certa, construída por um físico especialista em medicina anti-idade, um cardiologista, um nutridermatologista, um farmacologista e uma nutricionista.

Estava reunido o comité científico multidisciplinar que iria investigar e analisar como se processa o envelhecimento da pele e como combatê-lo. «Foi uma combinação de expertises e este projeto demorou cerca de dois anos, envolvendo muitos encontros conjuntos e reuniões individuais», explicou Davide Bollati.

Fruto da investigação deste comité científico, foram identificadas quatro ameaças que provocam e aceleram o envelhecimento cutâneo. A primeira é a inflamação, que consiste na resposta de imunidade excessiva causada por um estilo de vida desequilibrado e que compromete a saúde e beleza da pele, ao irritá-las. A segunda ameaça é a oxidação, o ataque dos radicais livres produzidos pelo tabagismo, stress, poluição e reações do metabolismo. Como consequência, a regeneração celular sofre um desequilíbrio e surgem as rugas.

Acúcares e ADN

A terceira causa do envelhecimento da pele chama-se glicação, tendo como protagonistas os açúcares, no contexto de uma alimentação desequilibrada. Este ataque dos açúcares vai provocar danos nas fibras colagénio e a elastina, levando à perda de tónus e elasticidade da pele. Por fim, a quarta ameaça identificada pelo comité científico denomina-se metilação, que faz com que a replicação do ADN fique comprometida devido à falta de exercício. Como consequência, ocorrem danos na pele e diversas doenças.

Contra-ataque

Consciencializar que é necessário corrigir o nosso estilo de vida é, para Davide Bollati, a primeira medida de prevenção contra o envelhecimento da pele. A criação de cosméticos adequados, a prática de atividade física personalizada, uma dieta correta e a toma de suplementos alimentares para compensar o que não pode ser alcançado através da alimentação diária são os pilares de Skin Regimen.

Ativos da juventude

Encontrar os ingredientes certos para a linha de produtos de cuidados em casa, que tem como objetivo manter a juventude da pele, reparar os danos do envelhecimento e combatê-lo não foi fácil. Nas palavras de Davide Bollati, «foi demorado encontrar os ingredientes certos porque este processo atravessou diversas fases mas depois, pouco a pouco, tornou-se tudo muito mais fácil».

O espinafre, a carnosina, a maqui berry (uma baga considerada o mais poderoso antioxidante descoberto até à data) e as sementes de chia são alguns dos ingredientes integrados nesta gama, já disponível em Portugal.

No spa

O tratamento de 30 minutos Spa Facial Longevity é outro dos componentes deste regime para a longevidade da pele e foi criado com o intuito de renovar, restaurar o tónus e reposicionar os tecidos da pele. A eficácia dos ingredientes utilizados nesta linha para uso profissional é potenciada pela técnica Kabat, um método de reabilitação neuromuscular que permite reforçar os tecidos e a elasticidade muscular.

Ácidos gordos em suplemento

Já no que diz respeito à seleção dos suplementos alimentares incluídos no Skin Regimen, o especialista revela que «estamos a começar com os mais básicos, uma combinação de ácidos gordos ómega 3 que todos devíamos tomar e que reduz o processo natural de inflamação associado ao envelhecimento».

Gerir o stress

Este aspeto é fundamental e não pode ser negligenciado, visto que o stress também se encontra no topo da lista das causas do envelhecimento da pele. Encontrar uma atividade física que se encaixe na nossa personalidade é, para Davide Bollati, essencial. «Para gerir o stress, e como tenho uma personalidade mais ativa, gosto de praticar desporto e de fazer massagens, que são uma forma de meditação passiva», refere.

«A minha mente nunca para e não sou bom em meditação. Mas a combinação da atividade física com a massagem é eficaz para a minha personalidade», acrescenta ainda o especialista, presidente do grupo Davines, fundado em 1983, em Parma, pela família Bollati.

Quem é Davide Bollati

Nascido em 1966, atualmente é presidente das empresas do grupo Davines, que inclui as marcas Davines e Comfort Zone. Depois de se licenciar em Farmácia, Davide Bollati foi para os Estados Unidos da América onde fez um mestrado em cosmetic science e, de regresso a Itália, integrou o negócio familiar munido de valiosos conhecimentos.      

Desde essa altura, está empenhado em defender e contribuir para uma beleza sustentável, uma combinação entre tecnologia e respeito pelo ambiente. A nova fábrica do grupo Davines só utiliza energia renovável e a tendência verde está também patente no Longevity Café existente na sede da empresa e que só serve refeições saudáveis e naturais.

Texto: Teresa d'Ornellas

artigo do parceiro:

Comentários