Cuidados para peles adolescentes

Os 3 passos essenciais e produtos indicados

Ao terminar a infância, um mundo novo surge cheio de alterações emocionais, psicológicas e físicas. E como tudo isto não chegasse a pele também se transforma e dá-se o aparecimento de borbulhas, aumento da oleosidade e em muitos dos casos acne. Além disso, no caso das meninas, há a crescente necessidade das adolescentes se sentirem mais bonitas e como tal um interesse maior na maquilhagem. Mas é fundamental saber quais as rotinas de beleza adequadas para uma pele jovem, pois o objetivo é tratar a pele e deixá-la ainda mais bonita e luminosa. Leia este artigo e saiba quais os cuidados com a pele que os seus filhos devem ter e quais as rotinas diárias para um adolescente, assim como os produtos mais indicados para cada tipo de pele.

Em primeiro lugar há que tratar a pele e como tal, a limpeza com produtos específicos é uma das principais recomendações para prevenir estes casos. É preciso ganhar consciência que o problema não desaparecerá por si só, é de extrema importância ganhar uma rotina diária nos cuidados básicos da pele. A utilização de um gel de limpeza ou sabão adequados para lavar o rosto, a aplicação do tónico e hidratação são três passos fundamentais, tanto de manhã como à noite, para que a pele se mantenha saudável e bonita.

 

Passo 1 - Limpeza da pele:

O gel de limpeza ou sabão deve ser o indicado para cada pele, no caso de oleosa deve ser oil free. O rosto deve ser lavado de manhã e a noite, no entanto, ao final do dia estes cuidados tornam-se imprescindíveis, pois ao longo do dia vamos acumulado bastante sujidade no rosto tal como excesso de sebo, que é a principal causa para o aparecimento de borbulhas.

É ainda importante que o produto de limpeza do rosto seja anticéptico e bacteriano, caso não conste na embalagem essa informação podemos sempre verificar na lista de componentes contêm triclosan ou irgasan.


Veja na página seguinte os próximos passos

 

%b%


Passo 2 - Tonificação:

Após a limpeza adequada da pele é necessário passar um tónico. A sua principal função é regular o PH da pele, eliminar a oleosidade e fechar os poros, já que poros dilatados significa pele oleosa. No entanto o objetivo não é sentir a pele a repuxar ou ressequida, por isso devemos sempre optar por produtos que não contenham álcool.



Passo 3 - Hidratação:

Finalizado o processo de limpeza e tonificação da pele há que a hidratar. Também o creme deve ser adequado a cada tipo de pele. Na maioria dos adolescentes a pele é mista ou oleosa. Neste último caso, o hidratante deve ser essencialmente à base de água ou até de textura gel. Existem algumas marcas no mercado específicas para adolescentes e muitas outras com produtos de tratamentos para peles com problemas de acne e excesso de oleosidade.


Passo extra – Esfoliação:

Podemos ainda aliar a esta rotina, a esfoliação semanal. A esfoliação deve ser feita uma vez por semana para peles sensíveis, secas e normais (em peles que têm uma produção maior de oleosidade poderá ser duas vezes). A esfoliação tem como princípio remover as células mortas e desobstruir os poros. Após a esfoliação devemos passar um tónico, para fechar os poros. Desta forma a textura da pele é melhorada, tornando-a mais suave e saudável.

 

Veja agora nesta galeria alguns produtos que recomendamos para peles adolescentes:

artigo do parceiro:

Comentários