Contratura capsular ou encapsulamento

Saiba em que consiste esta complicação estética que tanto incomoda pacientes e médicos

Já deve ter certamente ouvido falar em contratura capsular ou encapsulamento, termos que mais não são do que o grande pesadelo das mulheres que se submetem a implantes de peito e, também, dos cirurgiões que as operam. Sempre que o organismo deteta um corpo estranho no organismo (neste caso o implante), defende-se isolando-o mediante a criação de uma membrana que atua como se fosse uma cápsula.

As complicações surgem quando a cápsula pressiona o implante de forma a que este se deforme e o peito fica rígido e inclusive dorido. Não se conhecem bem as causas desta complicação, mas sabe-se que é menos provável nos implantes de superfície rugosa e que se pode prevenir com massagens, que o médico prescreverá.

Quando é recente, a solução é um tratamento combinado de ultrassons com antibióticos, mas se já passou algum tempo, a única solução é mudar os implantes e nem sempre com bons resultados, pois é um problema que pode ser recorrente. Assim, à menor suspeita, deve consultar imediatamente o seu cirurgião.

artigo do parceiro:

Comentários