Como o tabaco afeta a pele

A epiderme dos fumadores tende a apresentar-se baça, descolorada e mais seca, além de mais enrugada. Veja o que pode fazer para o evitar os malefícios do fumo na tez

Não lhe vamos dizer que o tabaco faz mal à saúde porque partimos do princípio que já sabe e que se fuma é porque quer. Mas vamos relembrá-la dos graves efeitos adversos que tem sobre a sua pele, algo que muitas pessoas desconhecem e até desvalorizam. A nicotina dos cigarros estreita os vasos sanguíneos na camada superior da pele, reduzindo o seu aporte de nutrientes. Para além disso, fumar destrói o colagénio, responsável, juntamente com a elastina, por manter a pele elástica e forte.

A pele da fumadora caracteriza-se, por isso, por ter mais rugas e um aspeto amarelo-acinzentado, resultante de uma circulação deficiente. A sua epiderme precisa de uma grande quantidade de vitaminas antioxidantes. O efeito dos cigarros é cumulativo. Se fumar há pouco tempo, a capacidade de reparação da sua pele será maior, mas se já não se lembra de quando fumou o seu primeiro cigarro, basta olhar-se ao espelho e ver a quantidade de rugas que tem e o tom baço que a sua pele exibe.

Como atacar o problema

A melhor solução é despedir-se do tabaco para sempre. Tem à sua disposição inúmeros métodos para o abandonar, basta querer. Saiba quais são os métodos mais eficazes para deixar de fumar e veja como conseguir forças para largar o tabaco. Enquanto não se decide, o que pode ir fazendo já, enquanto pensa em abandonar o vício, é dar à sua pele, através da alimentação, as vitaminas de que precisa para lutar contra os efeitos nefastos do tabaco.

Especialmente vitaminas com efeito antioxidante como a A, a E ou a C. Também deve aplicar cremes que incluam estas vitaminas entre os seus princípios ativos e não se esquecer de usar diariamente um anti-rugas eficaz. Igualmente fundamental é a limpeza do rosto antes de deitar. Depois de fumar o último cigarro do dia, use um produto adequado e limpe a pele, preferencialmente com a ajuda de algodão. De seguida, aplique um tónico. Não se esqueça de a hidratar.

artigo do parceiro:

Comentários