Acne: a grande inimiga do rosto

Como contornar o problema
O aparecimento de borbulhas e de pontos negros é um problema partilhado por muitos adolescentes. Contudo, como acontece com algumas fases próprias do crescimento, a época das borbulhas é passageira. O pior é quando as pessoas crescem e continuam a ser incomodadas pela acne.

Antes de mais, convém esclarecer a diferença entre um ponto negro e uma borbulha. Em termos físicos, a borbulha é vermelha com a ponta branca e o ponto negro é o que o nome indica, um ponto negro, que é sebo que não foi eliminado do folículo sebácio e que não está inflamado. Já a borbulha é uma inflamação que poderá provocar lesões profundas.

É adolescente e sofre de acne? As borbulhas ainda continuam a invadir o seu rosto adulto?

Saiba aqui quais as causas e respectivas soluções para acabar de vez com a acne:

As causas da acne podem ser várias, sendo uma delas a testosterona, uma hormona masculina, existente quer nos homens quer nas mulheres. A má alimentação, noites mal dormidas, a poluição, a excessiva exposição ao sol e a alergia a um determinado alimento também podem contribuir para o aparecimento das tão indesejáveis borbulhas.

Na adolescência, a baixa auto-estima é uma das responsáveis pela permanência da acne, já que esta é por excelência a fase das transformações e das descobertas. Se uma adolescente dá muita importância às borbulhas, que tem no rosto, e começa a espremê-las, provavelmente estas permanecem durante mais tempo na face. Além do mais, poderão surgir cicatrizes.

Deste modo, se tem poucas borbulhas deve aplicar um tónico apropriado ou deixar que a acne saía naturalmente. Porém, se tiver muitas borbulhas e pontos negros deve recorrer aos serviços de uma esteticista e fazer uma limpeza de pele, ou até mesmo de um dermatologista.

Também pode lavar a cara com sabonetes que possuem um Ph ácido (menor do que 6) na medida em que diminui os efeitos prejudiciais do excesso de sebo e combate o crescimento das bactérias. Cuidado! Lavagens em excesso podem provocar um efeito indesejável, ou seja, poderá aumentar a oleosidade da pele e, consequentemente as borbulhas. Escolha sabonetes com aloe vera, hamamélis ou camomila.

Quanto ao famoso peeling, é utilizado para melhorar a aparência das cicatrizes originadas pela acne. De referir que esta técnica remove as camadas mais superficiais da pele. Existem, basicamente, dois tipos de peeling: um com aparelhos de rotação com lixas de diamante na ponta; e outro com um aparelho que utiliza cristais de alumínio para a remoção mecânica.

Se sofre deste mal deve encarar o tratamento como um processo contínuo que começa desde cedo, com a limpeza, tonificação, hidratação e com uma protecção contra os raios solares.

Comentários