Sabe como surgiu o uso da liga?

É uma das tradições mais antigas por parte das noivas e todas elas não dispensam o uso da liga no dia do casamento, mas sabe como surgiu?

O uso da liga na perna por parte das noivas é uma tradição frequente no casamento, quase tão importante como o buquet de flores. No entanto, já parou para pensar em como é que surgiu esta tradição? Existem várias explicações e engane-se se pensa que uma delas tem a ver com o facto de elas segurarem as meias.

Significado - Embora esteja escondida a maior parte do tempo por baixo do vestido, a liga continua a ter um papel importante num casamento, logo a seguir ao buquet da noiva. A tradição diz que ela deve ser retirada da perna da noiva, pelo noivo e depois atirada para o grupo de solteiros. O homem que a agarrar, deve colocá-la na perna da mulher que agarrou o bouquet da noiva e sem constrangimentos. Depois disto, eles devem dançar uma música juntos. Embora a maior parte o faça, nem todos sabem o porquê de o estarem a fazer e é isso que vamos revelar-lhe agora.

Explicação - São várias as explicações para esta tradição, uma delas encontra-se relacionada com a corte francesa, onde a noiva era perseguida pelos convidados de modo a ficarem com um pedaço do vestido, pois acreditavam que trazia sorte. Outra das explicações está relacionada com o costume europeu, onde as meias da noiva eram retiradas pelos convidados. Nesta altura as meias eram um símbolo de luxo e por isso, encontravam-se presas no cinto de ligas. De modo a não causar tanto desconforto às noivas, foram surgindo as ligas. Estas eram caracterizadas por fazerem representarem parte do vestido de noiva e as que tinham a cor azul estavam relacionadas com a pureza e a fidelidade. São também, uma forte superstição de sorte para os noivos.

artigo do parceiro:

Comentários